segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Reações do organismo sob forte estresse

O Dr. Peter G. Hanson, autor do livro” O Prazer do Estresse”, relata que 80% das enfermidades estão relacionadas com o estresse, pois têm um forte componente psicomático.

O estresse não existe por si só, e sim é produzido pelo homem de acordo com a  interpretação que ele faz sobre as circunstâncias que o rodeiam. 


Um acontecimento determinado poderá afetar a duas pessoas de diferentes maneiras, isto é, segundo a reação ou atitude que cada um tenha diante do problema.

As principais reações do organismo durante um estado forte de estresse:
Dilatação da pupila.
Secura da boca e garganta.
Fechamento dos vasos e artéria do rosto, braços e mãos, motivo pelo qual eles se tornam pálidos.

Aceleração dos batimentos cardíacos com a finalidade de transportar oxigênio a todo o corpo. As glândulas supra-renais injetam certa quantidade de cortisona com a finalidade de desinflamar o corpo, no caso de este receber algum golpe. 


O que acontece é que tanto a cortisona como a adrenalina, bloqueiam a células-T produzidas pelo sistema imunológico para defender o organismo de elementos estranhos que o irão agredir.

O fígado injeta na corrente circulatória um coagulante sanguíneo para prevenir um derrame no caso de feridas graves.

Os brônquios se dilatam com a finalidade de absorver mais oxigênio.
Injeta-se glicose através do fígado com a finalidade de que os músculos tenham a energia de que necessitam neste momento.

Produz-se sudoração intensa em todo o corpo, principalmente nas mãos, tendo isto a finalidade de retirar o excesso de calor gerado no organismo.

Todo o organismo se põe em estado de alerta máximo e se prepara para lutar ou fugir. O estresse, quando se mantém com pouca intensidade, não prejudica o organismo e, ao contrário, ajuda a pessoa a ficar ativa. Precisamos ter uma dose do bom estresse. O problema aparece, quando esse estresse é excessivo e duradouro.

Tente eliminar o estresse:
Ore, medite.
O que não pode resolver, entregue para Deus.
Tente manejar adequadamente os pensamentos e atitudes, substituindo os pensamentos negativos por positivos.

Mude a forma de pensar: esta atitude nos leva a ter a capacidade de eliminar os medos, as angustias, as culpas e os ressentimentos, bem como a depressão, a tristeza, a ira, por conseguinte o estresse.

Tenha uma alimentação adequada, principalmente rica em nutrientes como as vitaminas B1, B5, B12, C, E e D, o ácido fólico, a biotina e minerais como cálcio, cobre, iodo, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco, proteínas, gorduras e carboidratos.


Tenha tempo para um descanso adequado, através de um relaxamento profundo.
Exercícios diários: correr e caminhar ao menos 30 minutos por dia ou fazer natação.

Créditos: livro “Saúde e Bem-Estar” – através de elementos naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário