terça-feira, 9 de outubro de 2012

Veneno da abelha - Creme rejuvenescedor

Por Julia Couto, do AreaM

O boato surgiu no ano passado, segundo a imprensa de fofoca britânica, a duquesa Kate Middleton estaria utilizando cremes e máscaras faciais feitas com veneno de abelha com o objetivo de dar mais viçosidade à pele do rosto. 

O produto já seria um velho conhecido da também duquesa Camilla Parker, que acredita que o veneno ajuda a retardar o envelhecimento natural da pele.

Mesmo não sendo da família real, as mulheres que desejarem conhecer os efeitos benéficos presentes no veneno da abelha podem fazê-lo aqui mesmo no Brasil. A dermatologista Karla Assed oferece tratamentos à base do produto em sua clínica. 


“Conheci o veneno de abelha quando fui a um Congresso em Seoul”, conta ela. O produto utilizado pela dermatologista, porém, não possui o veneno propriamente dito e sim a melitina, um aminoácido.

O objetivo dos produtos que contém melitina é enganar a pele. “Ela faz o organismo pensar que a pessoa foi picada, e com isso aumenta o fluxo sanguíneo, aumentando a produção de colágeno”, explica a dermatologista. Além do colágeno, que fortalece os tecidos do corpo, também há um aumento de produção da elastina, “proteína que confere flexibilidade, permitindo que a pele se estique e retorne à sua forma original”, finaliza Karla.



De acordo com a dermatologista, a melitina já foi alvo de estudos e sua eficácia já foi provada. “Já existem estudos que comprovam o uso da substância como anti-inflamatória”, afirma ela. 

O produto, no entanto, não pode ser usado por pessoas que possuem alergia a picada de abelha, claro.

“A melitina pode ser utilizada em forma de creme, máscaras ou loções, em casa, como peeling e após laser”, explica Karla. O tratamento escolhido depende da avaliação da dermatologista e também do resultado que o paciente deseja obter. 


Além disso, já existe no Brasil produtos prontos que contém a metilina, “mas também receito fórmulas manipuladas que possuem a substância”.



A metilina é indicada pela dermatologista para pacientes que buscam o rejuvenescimento, efeito tensor, brilho, diminuição dos poros. A posologia também varia. “Tudo vai depender do tipo de pele e qual o efeito desejado com o tratamento. 

Se for creme, por exemplo, o uso é diário, uma vez ao dia”, explica ela. Mas não adianta pensar que a apenas a metilina vai fazer milagres, já que geralmente existe um complemento do tratamento.



O tempo que a substância demora para fazer efeito também varia bastante e depende do tipo de tratamento escolhido. A aplicação do produto não causa nenhum efeito colateral grave. “Mas algumas pacientes sentem, às vezes, uma discreta ardência durante a aplicação”, conta a dermatologista.
Nem só de mel vive a abelha.
Uma indústria em Tatuí, no interior de São Paulo, utiliza o pólen produzido pelas abelhas para criar um creme anti-rugas. 

O produto, de acordo com o site, possui “ação hidratante por conter em sua formulação pólen extraído por processo eletrônico, e mesmo sendo um cosmético tem mostrado bons resultados no alivio de dores nas articulações”. 


O produto tem sido chamado de botox natural por agir de maneira eficiente no combate às rugas.

Além disso, cientistas americanos divulgaram que a melitina é capaz, também, de matar células cancerosas, ao mesmo em que mantém as células saudáveis intactas. O produto está sendo testado em ratos.


Obs: A pomada de veneno de abelhas contém apitoxina (veneno de abelhas) como príncipio ativo. A apitoxina, segundo diversos trabalhos de pesquisa, obteve enorme sucesso no tratamento de artrite, reumatismo, tendinite, bursite, inflamações comuns e sinusite.



Créditos: Simone Kamiyama
               Bambamel Natural

3 comentários:

  1. Sou usuária de Creme Veneno de abelha. O melhor da europa é o ESSENCE e existe para vender no Brasil.
    O que se produz aqui é bem diferente. Parece outra coisa.

    para quem quer Botox em creme, tem que ser creme importado. Essence é o lider na Europa.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não conhecia, nem sabia que existia. Será um produto bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana!

      Sim, é muito bom. Na minha pele, deixou um aspecto aveludado e muito hidratada. O creme age na diminuição das rugas e, para isso, deve ser aplicado sobre o rosto uma vez ao dia, de preferência à noite, evitando o contato com os olhos e deixando-o agir até a próxima aplicação. Não esquecer de fazer o teste numa pequena área do rosto antes da aplicação.

      Muito obrigada pela visita!

      Excluir