quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DIABETES - Um composto eficiente de ervas contra essa doença

O diabetes mielites ou sacarino é uma enfermidade crônica do metabolismo, provocada pela deficiente produção de insulina pelo pâncreas. 

É um distúrbio metabólico que compromete sobretudo a capacidade do organismo de utilizar adequadamente a glicose (açúcar) e outros compostos químicos.

Caracteriza-se pela elevada concentração de glicose no sangue (hiperglicemia) e pela passagem desse excesso de glicose para a urina. Existem dois tipos de diabetes mielites: o de insulina dependente e o comum. O primeiro, nasce com essa enfermidade, o segundo, adquire de fontes externas.

O diabético tem que se conscientizar que poderá ter uma vida longa e saudável, se trocar seus antigos hábitos alimentares por uma dieta mais adequada. Se você for diabético, nunca esqueça que necessitará de um controle médico.

A dieta constitui parte fundamental no tratamento, seja ele leve ou que exija cuidados especiais. Recomenda-se, também, caminhadas diárias. Segundo Thomas Parr, camponês inglês que viveu cerca de 157 anos, para se ter uma vida longa, as pessoas, em geral, devem: “Ter os pés quentes pelo exercício” – e, caso sejam propensas a engordar: “Abrir os olhos e fechar a boca!”

Composição de ervas para o tratamento:
Pata-de-Vaca – Diurética, depurativa, nos males dos rins e estomacais. Eficaz no tratamento dos diabetes e colesterol.
Pedra-Ume Caá (Kaá) – Considerada insulina vegetal, dispensa apresentação para o tratamento dos diabetes.
Casca de Cajueiro – Excelente antidiabético, combate colesterol, triglicéride e inflamações da garganta. Tônico nas fraquezas e convalescenças.
Carqueja – Tônica, digestiva, depurativa e emagrecedora. Combate anemia, cálculos biliares, bexiga, rins e fígado. Usado no tratamento do reumatismo, gota e inflamações urinárias.
Modo de preparo: ferva um litro de água, quando levantar a fervura, jogue dentro, a medida de uma xícara de chá das ervas misturadas e desligue o fogo. Deixe descansar por quinze minutos. Coe e tome uma xícara quatro vezes ao dia.



Créditos: revista “O Poder Curativo das Plantas” – André Rezende (fitoterápico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário