quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Leite de gergelim

Ou bebida vegetal. É fonte maravilhosa de cálcio e fósforo. Fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, é tônico geral, principalmente após hemorragias, combate dores lombares e de joelhos, reumatismo, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos, melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.

Pode-se combinar com fruta e/ou mel ou melado. Nesse caso tomar longe da comida cozida. Quando indispensável, esquentar em banho maria.

Receita
Deixar o gergelim de molho por 4 a 8 horas. Para obter 1 litro de leite, usar 200g de sementes secas. Depois, coar e deixar as sementes no coador tampado durante 1 hora para dar inicio ao processo de germinação. 

Não deixar por mais tempo porque oxida e fica amargo. Bater com o dobro de água no liquidificador. Passar por um pano, espremendo com força para extrair todo o leite. Tomar imediatamente, porque oxida muito rapidamente.


Nota: Em caso de preparar o leite várias vezes ao dia, pode deixar de molho de uma vez todo o gergelim que vai ser usado. 

As sementes coadas serão conservadas na geladeira num recipiente com tampa e bater somente a quantidade necessária. 

Também pode obter leite de amêndoas, de girassol descascado, de castanhas do Pará. Proceder da mesma maneira. Para tirar a pele das amêndoas, deixar de molho na véspera ou passar por água fervendo durante 30 segundos (não mais de 30 para não perder as enzimas). Ao bater com menos água, obtemos creme em vez de leite. 

Para obter leite de arroz, deixar o arroz integral de molho durante 2 ou 3 dias, trocando a água de manhã e da noite. Bater no liquidificador e coar.

Créditos: Marina Hetenyi Francini  - terapeuta holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário