sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A voz também envelhece – Previna-se!

Conforme a idade avança, o corpo passa por diversas transformações, mas poucos ficam atentos ao envelhecimento natural da voz. 

Assim como os músculos do corpo, as pregas vocais também vão enfraquecendo com o passar dos anos. Daí, ocorrem algumas alterações e o prejuízo da qualidade vocal. Esse processo é chamado de presbifonia.

Homens e mulheres com mais de 45 anos tendem a sentir pequenas alterações no dia a dia. O inicio da presbifonia depende da saúde física, psíquica e da historia de vida do paciente. 

Os fatores ambientais, raciais, hereditários e alimentares, também influenciam em quando esse processo começa a ocorrer. Em mulheres, pode estar associado à menopausa, devido ao declínio das funções dos ovários. No geral essas alterações se tornam mais perceptíveis a partir dos 60 anos de vida.

No entanto, para fumantes, pessoas que tendem a abusar de bebidas alcoólicas e para quem exige muito da voz, pode ocorrer um envelhecimento precoce das cordas vocais. Principalmente se tudo  isso estiver associado a outras doenças, como hipotireoidismo, diabetes, alterações hormonais e distúrbios neurológicos.

Geralmente, os primeiros sinais da alteração são sutis. Enfraquecimento na voz e quebras de sonoridade são sintomas mais frequentes. Fora isso a pessoa tem dificuldade para atingir notas altas, pode ocorrer o desenvolvimento de tremores, perda do controle da respiração, ressecamento da boca e rouquidão.

Para as mulheres, a voz tende a ficar mais grossa. Já nos homens, tende a ficar mais aguda e evolui mais facilmente para a atrofia. Como o que ocorre na infância, a tendência é que as vozes masculina e feminina voltem a ficar semelhantes.

Especialistas dão dicas parra retardar ou evitar o envelhecimento vocal
Canto e fonoterapia são práticas que ajudam a retardar ou evitar o envelhecimento vocal.
Exercícios físicos, boas noites de sono e alimentação saudável ajudam a aumentar a resitencia do corpo, refletindo também na longevidade das cordas vocais.

Exercícios de projeção vocal e de firmeza  glótica são essenciais. Não se esqueça de procurar a ajuda de um profissional para montar um programa de treinamento especifico para suas cordas.

Fumantes, pessoas que abusam do álcool e de drogas anabolizantes ou que apresentam problemas de saúde relacionados a alterações hormonais podem apresentar sintomas de envelhecimento vocal precoces.
Controle o som da sua voz: pessoas que falam gritando tendem a ter problemas mais cedo.

Dr. Lídio Granato – Otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina
Dra. Tatiana Patruni - Otorrinolaringologista do Hospital São Vicente  de Curitiba
Silvia Pinto – Doutora em distúrbios de comunicação Humana
Créditos: Gabriela Simionato – Revista daHora

2 comentários: