sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cárie dental: como prevenir?

Os dentes estão em constante processo de desmineralização (perda de minerais) e remineralização (agregação de minerais). 

As bactérias presentes na boca liberam ácidos quando metabolizam os alimentos que ficam acumulados nos dentes e língua. Isso causa a desmineralização dos dentes.


Na maior parte do tempo, a escovação e a própria saliva garantem a remineralização dos dentes através da presença do flúor.


Processo de desmineralização e remineralização dental em equilíbrio

Sobre a cárie dental
A cárie dental acontece quando a quantidade e frequência de alimentos ricos em sacarose são grandes e a escovação dental é insuficiente ou inadequada.  Ou seja, a cárie ocorre quando a desmineralização dos dentes causada pelos ácidos liberados por bactérias presentes na boca é maior do que a remineralização obtida pelos minerais da saliva e pela escovação dentária.

Processo de desmineralização e remineralização dental em desequilíbrio = Cárie
Alimentação X Cárie dentária
Clique em cima da imagem para visualizar melhor - Créditos: Saúde Vida 


Como prevenir?
Dar preferência para os alimentos menos cariogênicos.  Fazer as refeições em horário regulares e evitar ficar “beliscando” durante o dia. Os alimentos mais cariogênicos não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação e sempre durante as refeições. 

Escovar os dentes e passar fio dental após cada refeição (café da manha, almoço, lanches e jantar).Utilizar creme dental fluoretado nas escovações. Não utilizar escovas com cerdas deformadas ou com acúmulo de sujidades.

“Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury - Professor Titular de Bioquímica, Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp), e outros profissionais abordaram o tema do dentifrício fluoretado como fator de risco de fluorose, e em que grau de fluorose está em debate? 

Trata-se de fluorose muito leve a qual não compromete o grau de satisfação das pessoas com seus dentes. Usando-se uma pequena quantidade (aproximadamente 0,3 g – um grão de arroz cru) de dentifrício de concentração de F convencional (1000-1100 ppm F), a quantidade de Flúor ingerida é segura em termos de fluorose dental, e o benefício anticárie é mantido. 

O uso do creme dental fluoretado deve ser recomendado como um procedimento preventivo básico”. Créditos: Ab-Odontopediatria - Unicamp

Fluorose: se ingerido em excesso, entre 11 meses e 7 anos, momento da formação dos dentes, pode trazer manchas brancas. Em casos mais severos, os dentes podem ficar porosos e amarronzados. 

Créditos: Dra. Carolina Alves Reynaldo - Cirurgiã Dentista - Auditora Odontológica IPSM CROMG 31763

Um comentário: