quarta-feira, 1 de julho de 2015

Hábitos que danificam os rins

Os rins são órgãos vitais em nosso organismo. São uma maravilhosa e sofisticada maquinaria de purificação, que a cada dia, filtra uma enorme quantidade de litros de sangue, separando assim mais ou menos 2 litros de resíduos e o excesso de água do corpo. Quais erros que tendemos a cometer?

Beber pouca água
A falta de uma hidratação correta de nossos rins pode originar em longo prazo algum problema renal. A principal função dos rins é precisamente a de drenar os resíduos metabólicos do organismo, equilibrando assim o número de células vermelhas no corpo. 

Se este processo for prejudicado, se não bebemos água suficiente, o fluxo renal reduz e as toxinas se acumulam no sangue.
Podemos evitar este problema simplesmente bebendo entre um litro e meio a dois litros de água por dia. Se for difícil para você, adicione na água um pouquinho de limão.
Reter a urina
Quando mantemos a bexiga cheia de urina durante um tempo muito prolongado, podem aparecer algumas complicações nas vias urinárias, como algumas hipertrofias, a hidronefrose (aumento da pressão da urina nos rins), ou outras doenças que podem ser facilmente evitadas.
Maus hábitos alimentares
Consumir muito sódio: o sal faz com que os rins tenham que trabalhar em excesso, eles têm que excretar o excesso deste mineral, e isso causa um estresse em longo prazo até causar vários problemas. 
Muitas proteínas animais: pouco a pouco vão dificultando a função dos rins, evitando que a filtração do sangue aconteça de modo adequado. Tente limitar o consumo destas proteínas.
Refrigerantes: limite o consumo destas bebidas ou simplesmente evite-as em sua dieta. Em longo prazo os refrigerantes produzem insuficiência renal crônica ou cálculos renais.
Evite o cigarro e o álcool: são nocivos para os rins e os impedem de realizar seu trabalho. Evite-os principalmente se você sofre com a hipertensão ou a diabetes.
Evite os alimentos geneticamente modificados: já sabemos, que em certas ocasiões não podemos conhecer a origem de tudo aquilo que consumimos: milho transgênico, frutas ou verduras criadas em laboratórios, carnes adulteradas que foram originadas de um alimento alterado geneticamente para que os animais pudessem crescer mais rápido.
Pressão arterial alta
O sangue flui por ele de modo diferente, a filtração das toxinas não ocorre de maneira igual, e pouco a pouco, os rins vão se atrofiando até que por fim, pode ocorrer um problema renal grave. Não custa nada revisar regularmente a pressão arterial para mantê-la controlada.

O uso de medicamentos
Dificultam sua função e causam efeitos negativos em longo prazo. Este é um tema complicado, pois está claro que quando tomamos um medicamento não é por prazer, e sim por necessidade, mas sempre existem aqueles que são menos agressivos para os rins, logo nosso médico deve controlar este problema.

Uma vida sedentária
O sedentarismo vai afetando pouco a pouco não somente a saúde dos rins, como também muitas outras funções básicas, que sem você saber, podem te deixar doente. A falta de atividade física ocasiona muitos problemas renais que podem ser facilmente evitados se movimentado um pouco mais, caminhando, andando de bicicleta, por exemplo.

Créditos: Melhor com saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário