terça-feira, 29 de setembro de 2015

O meu suflê não cresceu o suficiente. O que fazer?

Imagem: Reprodução (conquiste sua vida)
O segredo para fazer um bom suflê é o ponto das claras em neve. Elas devem triplicar de volume para que estejam no ponto adequado e devem ser a última etapa da receita a ser feita, para não perder o ar incorporado. 

Ao contrário de outras receitas, o que faz o suflê crescer são as claras em neve e não a adição de fermento. Também por esse motivo, o ideal é que o suflê seja consumido logo após sair do forno, pois as claras em neve não resistem muito tempo à temperatura ambiente e logo fazem o suflê murchar. 

Em outras receitas que levam claras em nenê, a estrutura é mantida por conta da quantidade de farinha, mas no caso do suflê temos pouquíssima ou nenhuma farinha adicionada. Uma boa dica para um melhor resultado é untar as laterais do recipiente a ser utilizado (o ideal são recipientes, de porcelana) com manteiga e polvilhar queijo parmesão (para as receitas salgadas) ou açúcar cristal (para as receitas doces) e, depois disso, levar o recipiente ao congelador por alguns instantes, para deixar a manteiga bem firme, antes de colocar a massa. 

Coloque a massa de forma a ultrapassar a quantidade do recipiente e nivele com o auxilio de uma faca. E não esqueça de deixar o forno preaquecido, o que oferece ao suflê a temperatura ideal para ser assado, garantindo um resultado perfeito.
Bom apetite!


Créditos: Revista Nestlé com você

Nenhum comentário:

Postar um comentário