terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primavera: época de desintoxicação

Quando falamos em desintoxicação, pensamos em dois órgãos: fígado e rins. O primeiro metaboliza e o segundo elimina. Uma nutrição mais inteligente, e aumentar as eliminações são as duas regras principais da desintoxicação.

1) Beba mais água. A água é o veículo usado pelo organismo para as eliminações. Quanto mais água, mais fácil será desintoxicar-se. Beba 8 copos ao dia. O chá de cavalinha ajuda nas eliminações, e o chá verde tem grande poder anti-oxidante. Sucos de frutas frescas também ajudam. A bétula tem um papel importante na desintoxicação, na forma de elixir, chá ou diluição, e deve ser usada por pessoas acima de 35 anos.

2) Evite os alimentos que “intoxicam”, como picles, salsicha, enlatados, defumados, churrasco, alimentos preservados em sal, frituras, gorduras, açúcar, refrigerantes e doces. Diminua a quantidade de proteína animal (carne, leite, ovos).

3) Aumente a ingestão de alimentos que ajudam a combater os radicais livres e têm poder anti-oxidante, como beterraba, brócolis, espinafre, cenoura, tomate, abóbora, castanha-do-Pará e cereais integrais, e entre as frutas, morango, acerola, laranja, ameixa, uva, maçã e manga.

4) É importante que os alimentos sejam produzidos sem agrotóxicos, e os que podem ser ingeridos crus vão guardar melhor suas propriedades – a exceção é o tomate que, cozido, concentra mais o licopeno. Evite dietas de baixo valor calórico, pois a perda rápida e exagerada de peso traz mais prejuízos que benefícios à saúde. Atividade física leve, mas que faça suar, é recomendada. Exercícios físicos regulares aumentam a capacidade de desintoxicação pelo fígado. Se você está sedentário, uma avaliação médica é necessária antes de começar.

5) Cigarro é igual à doença. Se você fuma, chegou a hora de parar!


Créditos: Dr. Nilo Gardin Diretor-Médico da Weleda do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário