sexta-feira, 8 de abril de 2016

Olheiras x Alimentos

O que comer direito tem a ver com as marcas escuras abaixo dos olhos? Muita coisa. "Um raio X da sua alimentação descobre possíveis causas de desequilíbrio no organismo por trás das olheiras", diz Sheila Mustafa, nutricionista funcional de São Paulo. Entre as hipóteses mais prováveis tirando a característica genética como a das etnias árabes e indianas podem estar: 

Alergia
Quem vive coçando os olhos por causa de uma sinusite ou rinite pode facilitar o rompimento ou dilatação de vasinhos na região. Vale verificar se existe sensibilidade a alimentos alergênicos como a proteína do leite, o glúten e a soja. 

Stress
Com a tensão, cresce a produção, no sangue, de uma substância chamada óxido nitroso, aumentando o calibre dos vasos e deixando-os mais aparentes sob a pele. Para contra-atacar, aposte nas vitaminas e minerais das amêndoas, chá verde, agrião, rúcula e couve-flor. 

Quinua, um aliado
O cereal, de origem boliviana, tem alto valor nutritivo. Riquíssimo em proteínas - contém mais do que a maioria dos vegetais , ele tem sido apontado como "alimento perfeito" pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação. Além disso, é boa fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados. Reforce o consumo de trigo integral, feijão, soja e brotos, que também têm fitoestrógenos em abundância. 


Dica: o chá de rosa branca pode ser usado para os males dos olhos, como a conjuntivite ou algum outro tipo de irritação. Também é eficaz contra olheiras. 

Modo de preparo: leve ao fogo meio litro de água e acrescente 2 colheres (sopa) de pétalas da flor desidratada e uma colher (sopa) de camomila desidratada. Quando aparecerem as primeiras bolhinhas, desligue o fogo e deixe descansar por dez minutos. Aguarde esfriar, em seguida coe. Despeje o chá que vai ficar bem concentrado, em forminhas de gelo e leve ao freezer. Faça compressas nos olhos (cerca de 10 minutos) com a ajuda de uma gaze esterilizada. Repita as compressas todos os dias, antes de dormir. (Bambamel Natural)

Créditos: MdeMulher 

Um comentário:

  1. Preciso fazer o cha de rosas, tenho muitas olheiras, acho que ja nasci com elas rsrs, bjo

    ResponderExcluir