sexta-feira, 22 de abril de 2016

Segredos para manter o bom humor

Não ficar muito tempo sem se alimentar
Quando ficamos muitas horas sem comer ocorre hipoglicemia, uma redução da taxa de glicose no sangue. 

A glicose é utilizada pelo cérebro como principal substrato energético; assim com a redução das suas taxas, o funcionamento cerebral fica prejudicado e o indivíduo desenvolve um estado chamado cetoacidose, no qual as células são capazes de utilizar os carboidratos como principal fonte de energia. 

Na ausência desse nutriente, o cérebro passa a utilizar gorduras como fonte energética e, como resultado de seu metabolismo, há um aumento da produção de corpos cetônicos, substâncias que levam o indivíduo a desenvolver sintomas como fadiga e mal-estar, afetando negativamente o humor. Por isso é importante realizar de 5 a 6 refeições diárias e não permanecer mais de 3 horas sem comer. Estabelecer horários fixos para a realização das refeições é de grande importância.

Consumir alimentos que melhoram o humor
A serotonina é o neurotransmissor que está ligado à sensação de prazer, bem-estar e à regulação do humor. Existem algumas variáveis que interferem na produção e liberação dessa substância. A deficiência na produção de serotonina desencadeia diversas alterações no sistema nervosos levando a sintomas como ansiedade, desânimo e fadiga. 

Para garantir o bom humor é fundamental fornecer ao organismo os nutrientes necessários à formação da serotonina. O triptofano é o aminoácido precursor dessa substância, que está presente na quinua, arroz integral, chocolate amargo, oleaginosas, tâmaras e banana. A ausência do triptofano pode debilitar o estado emocional do indivíduo. 

Porém, não basta fornecer apenas triptofano, pois, para que ocorra sua conversão em serotonina, são necessários outros nutrientes como: vitamina B6 (presente em leguminosas, gérmen de trigo, aveia e banana), vitamina B12 (presente em peixes, aves e ovos), ácido fálico (presente no gérmen de trigo, levedo de cerveja , arroz e pão integral) e o magnésio (presente nas oleoginosas, cereais integrais, banana e em folhosos verdes-escuros). Outros neurotransmissores relacionados ao humor são a dopamina e a noradrenalina, que proporcionam energia e disposição. Para a formação de dopamina, é necessária a presença de tirosina, um aminoácido presente nas leguminosas, oleoginosas, tofu e cereais integrais. A partir da dopamina se dá a formação de noradrenalina.

Consumir alimentos fontes de gorduras
O intestino é o órgão responsável pela produção da maior parte da serotonina; por isso, o consumo de alimentos com alto teor de colesterol e gorduras saturadas desequilibra a flora intestinal, alterando a produção deste neurotransmissor e gerando constipação. 

Uma alimentação baseada no consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, cereais integrais e óleos vegetais prensados a frio, fará o intestino funcionar regularmente e contribuirá para a adequada formação de serotonina. Além disso, os óleos vegetais, como o óleo de linhaça e o óleo de peixe, são fontes de ômega 3, que segundo estudos recentes, podem melhorar o humor em adultos e crianças, desde que consumidos nas quantidades adequadas.

Consumir Chás
O café em excesso deve ser evitado, pois promove a liberação de adrenalina, alterando o metabolismo e, com isso, causando o aumento da tensão nervosa. Outro fator que pode alterar o humor é o consumo de bebidas alcoólicas, erroneamente encaradas como relaxantes, pois o álcool reduz a capacidade do fígado de lidar com as toxinas do organismo. 

Já o consumo de ervas, como camomila, capim-limão e maracujá podem auxiliar no relaxamento e induzir a um sono tranquilo, o que é fundamental para garantir o bom humor. É de grande importância manter uma alimentação saudável para garantir o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo. Assim estará sendo garantida uma melhoria no humor, além de uma saúde plena e excelente qualidade de vida.

Créditos: Professor Antonio Marinho - Treinamento, auditoria e consultoria em saúde.

2 comentários:

  1. Amiga, as vezes, mesmo nos alimentando bem, a tristeza no abate, precisamos ser fortes com Deus no coração, bjo

    ResponderExcluir
  2. Por vezes, nem os alimentos conseguem superar as dificuldades da vida!

    ResponderExcluir

Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça. Marco Aurélio

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...