sexta-feira, 22 de abril de 2016

Segredos para manter o bom humor

Não ficar muito tempo sem se alimentar
Quando ficamos muitas horas sem comer ocorre hipoglicemia, uma redução da taxa de glicose no sangue. 

A glicose é utilizada pelo cérebro como principal substrato energético; assim com a redução das suas taxas, o funcionamento cerebral fica prejudicado e o indivíduo desenvolve um estado chamado cetoacidose, no qual as células são capazes de utilizar os carboidratos como principal fonte de energia. 

Na ausência desse nutriente, o cérebro passa a utilizar gorduras como fonte energética e, como resultado de seu metabolismo, há um aumento da produção de corpos cetônicos, substâncias que levam o indivíduo a desenvolver sintomas como fadiga e mal-estar, afetando negativamente o humor. Por isso é importante realizar de 5 a 6 refeições diárias e não permanecer mais de 3 horas sem comer. Estabelecer horários fixos para a realização das refeições é de grande importância.

Consumir alimentos que melhoram o humor
A serotonina é o neurotransmissor que está ligado à sensação de prazer, bem-estar e à regulação do humor. Existem algumas variáveis que interferem na produção e liberação dessa substância. A deficiência na produção de serotonina desencadeia diversas alterações no sistema nervosos levando a sintomas como ansiedade, desânimo e fadiga. 

Para garantir o bom humor é fundamental fornecer ao organismo os nutrientes necessários à formação da serotonina. O triptofano é o aminoácido precursor dessa substância, que está presente na quinua, arroz integral, chocolate amargo, oleaginosas, tâmaras e banana. A ausência do triptofano pode debilitar o estado emocional do indivíduo. 

Porém, não basta fornecer apenas triptofano, pois, para que ocorra sua conversão em serotonina, são necessários outros nutrientes como: vitamina B6 (presente em leguminosas, gérmen de trigo, aveia e banana), vitamina B12 (presente em peixes, aves e ovos), ácido fálico (presente no gérmen de trigo, levedo de cerveja , arroz e pão integral) e o magnésio (presente nas oleoginosas, cereais integrais, banana e em folhosos verdes-escuros). Outros neurotransmissores relacionados ao humor são a dopamina e a noradrenalina, que proporcionam energia e disposição. Para a formação de dopamina, é necessária a presença de tirosina, um aminoácido presente nas leguminosas, oleoginosas, tofu e cereais integrais. A partir da dopamina se dá a formação de noradrenalina.

Consumir alimentos fontes de gorduras
O intestino é o órgão responsável pela produção da maior parte da serotonina; por isso, o consumo de alimentos com alto teor de colesterol e gorduras saturadas desequilibra a flora intestinal, alterando a produção deste neurotransmissor e gerando constipação. 

Uma alimentação baseada no consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos, cereais integrais e óleos vegetais prensados a frio, fará o intestino funcionar regularmente e contribuirá para a adequada formação de serotonina. Além disso, os óleos vegetais, como o óleo de linhaça e o óleo de peixe, são fontes de ômega 3, que segundo estudos recentes, podem melhorar o humor em adultos e crianças, desde que consumidos nas quantidades adequadas.

Consumir Chás
O café em excesso deve ser evitado, pois promove a liberação de adrenalina, alterando o metabolismo e, com isso, causando o aumento da tensão nervosa. Outro fator que pode alterar o humor é o consumo de bebidas alcoólicas, erroneamente encaradas como relaxantes, pois o álcool reduz a capacidade do fígado de lidar com as toxinas do organismo. 

Já o consumo de ervas, como camomila, capim-limão e maracujá podem auxiliar no relaxamento e induzir a um sono tranquilo, o que é fundamental para garantir o bom humor. É de grande importância manter uma alimentação saudável para garantir o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo. Assim estará sendo garantida uma melhoria no humor, além de uma saúde plena e excelente qualidade de vida.

Créditos: Professor Antonio Marinho - Treinamento, auditoria e consultoria em saúde.

2 comentários:

  1. Amiga, as vezes, mesmo nos alimentando bem, a tristeza no abate, precisamos ser fortes com Deus no coração, bjo

    ResponderExcluir
  2. Por vezes, nem os alimentos conseguem superar as dificuldades da vida!

    ResponderExcluir