quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Canela de velho: tratamento eficaz para dores articulares (artrose, artrite)

A planta medicinal Canela de velho (Miconia albicans) tem cerca de 15 variedades diferentes, sendo que esta, é dez vezes mais potente tanto no combate as dores articulares como na sua ação anti-inflamatória. É um tratamento sem contra-indicação.

É uma planta natural do nordeste do Brasil, também conhecida popularmente na Bahia como canela de velho. Apresenta efeito anti-inflamatório, proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, anti-nociceptivo (redução da capacidade do cérebro em perceber a dor), inibição da glicação protéica em diabetes. 

Também é de conhecimento popular seu efeito contra doenças estomacais, intestinais, afecções provocados pela artrose, como inflamações e dores nas articulações (principalmente nas inflamações dos joelhos - inchaços), bursite, dores reumáticas, dores de coluna, hérnia de disco e muitas outras.

Age internamente na corrente sanguínea e externamente, aplicado diretamente na localidade afetada pelas dores. A ação anti-inflamatória tem ação eficaz em joelhos inchados - desincha rapidamente acabando com as dores.

O tempo mínimo de tratamento para se obter bons resultados é de 30 dias, podendo se estender por mais 60 dias. Porém, há casos em que a ação é mais rápida, isso vai depender do estágio de cada doença. Mesmo que os resultados sejam imediatos, o tratamento deve ser continuado pelo prazo mínimo de 30 dias. 

Há casos, em que a dor desaparece na primeira semana de tratamento e a pessoa, simplesmente, para de tomar o chá. Deve ser tomado e aplicado na localidade afetada pelo tempo mínimo de 30 dias. Período, este, para se obter o efeito medicinal pleno.

Protege as células contra o câncer
O flavonoide, substância conhecida e valorizada por ser um poderoso antioxidante capaz de reduzir os radicais livres que causam danos à saúde, foi encontrado por pesquisadores na Miconia albicans. Também presente em alimentos como as frutas vermelhas e até mesmo no vinho. A Miconia albicans mostrou ter propriedades antimutagênicas, ou seja, a planta é capaz de proteger as células contra danos no DNA, o que previne doenças como o câncer e má formação no desenvolvimento do organismo. 

Como fazer o chá com a folha desidratada
Para 1 litro de água 
Após a fervura da água
Colocar 1 colher de sopa cheia de chá desidratado, e deixar por 30 segundos em fervura. Desligar o fogo, tampar o vasilhame e deixar em infusão por 1 hora ou mais. Se preferir pode filtrar o chá com uma peneira fina.

Tomar uma xícara de 150ml pela manhã e outra à noite sempre 1 hora após as principais refeições. E só fazer ingestão de alimentos após 30 minutos do chá tomado. Não tomar mais de 2 xícaras ao dia. Pode ser tomado morno ou até mesmo gelado, mas quando for aplicar na região dolorida tem que ser morno. Sempre conservar o chá na geladeira (por até 3 dias), se vai banhar, amornar antes de aplicar na região afetada com dores, quantas vezes quiser.

Texto adaptado

3 comentários:

  1. Querida San, adorei a dica, vou começar a consumir o chá para aliviar os incômodos no joelho.
    Valeu!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tomar o chá ou tomar em gotas faz o mesmo efeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Silvia!
      Segundo o fornecedor, a canela de velho em gotas é mais forte do que o chá. O chá, é preciso inserir uma boa quantidade de água para preparar, já a formula em gotas a adição de água é significativamente menor, durante o processo de fabricação é extraído o máximo de substancias das folhas da planta tornando assim mais concentrada e eficaz para os tratamentos.

      Apesar de não ter sido encontrado nenhum efeito colateral no uso do chá de canela de velho na literatura, é necessário que se siga as doses recomendadas de consumo.
      É importante saber para ter os melhores resultados é preciso fazer o tratamento com o chá por no mínimo 30 dias e se possível 90 dias.

      Seja qual for a escolha, é importante ter o aval de um profissional, e adquirir o produto em um local de confiança.

      Muito obrigada pela visita!

      Excluir