terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Práticas de consciência

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente. A seguir, 3 exemplos de práticas simples e poderosas para expansão da consciência no dia a dia. Juntas não exigem nem 5 minutos de comprometimento, mas estes 5 minutos têm o potencial de impactar positivamente seu estado de espírito.

     Presença
Ao despertar, a primeira coisa deve ser a lembrança de si. Respirar fundo, sentar-se em sua cama, desvencilhar-se do mundo dos sonhos e lembrar que você está vivo na Terra, habitando um corpo que é feito de natureza. Mas não é só lembrar com o pensamento. 

É mais do que pensar. É sentir. O exercício não poderia ser mais simples: sustentar esta percepção por um minuto. Apenas estar ali, em silêncio, na presença de seu melhor amigo: você mesmo. A presença é a base da meditação. Simplesmente estar aqui, sem planejar o futuro ou se recordar do passado. Observar o momento. Sentir o momento.

1   Silêncio
Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. O cultivo do silêncio é algo fundamental para quem aspira construir uma realidade extraordinária ao seu redor. Estar em silêncio é o que te permite ter clareza interior, organizar e escolher melhor os pensamentos que te interessam, eliminando aquilo que não serve aos seus propósitos. 

A prática do silêncio é uma extensão da prática da presença. Uma requer a outra, uma fortalece a outra. Nada pode ser mais simples: cultive o silêncio enquanto mantém a presença. Primeiro externamente, depois internamente, silenciando também o diálogo interno. Cultive o silêncio e a presença por apenas 5 minutos pela manhã, até que esteja tão confortável que você naturalmente amplie este período.

1    Gratidão
Pode parecer uma filosofia de autoajuda, mas é pura neurociência: o cérebro é incapaz de reclamar e sentir a gratidão ao mesmo tempo. Conclua sua prática de presença e silêncio praticando aquilo que os monges budistas categorizam como o mais elevado estado de consciência possível ao ser humano - a Gratidão. No minuto final de seu cultivo de silêncio, traga à mente alguns dos motivos que você tem para agradecer. 

Sentir este agradecimento de forma sincera é a forma mais rápida e eficiente para se sintonizar com as dimensões nobres do Ser…  Aproximando-se do seu coração, e da sua essência. Em uma sociedade em que o normal e ordinário é reclamar pelo que não se tem ou pelo que não se é, não seja normal nem ordinário. Agradeça pelo que você é, e pelo que você tem. Seja extraordinário!

Créditos: Flávio Passos – Chef e pesquisador de nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário