quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Argan: o ouro do Marrocos

Proveniente da semente dos frutos de uma árvore semidesértica chamada Argânia (Argania spinosa), o óleo de argan tem como carro chefe os ômega 6 (ácido linoléico) e ômega 9 (ácido oléico), numa proporção equilibrada, que permite uma hidratação profunda da pele e dos cabelos. Além disso é uma rica fonte de vitamina E, esqualeno, polifenóis, carotenóides e esteróis, que prometem ação antioxidante e regeneradora das células.

Empregos na pele e unhas
Na pele, o óleo de argan é um produto fantástico! Não é oleoso, é rapidamente absorvido, hidratando profundamente, devolvendo o brilho, a vida e saúde da pele. Seus antioxidantes agem regenerando a pele e combatem o envelhecimento durante o repouso noturno.

Na farmacopéia do Marrocos, o óleo de argan é recomendado para acne, estrias e queimaduras. Sua aplicação diária trata de rachaduras da pele, em especial do bico dos seios (durante a amamentação), também útil em dermatites e escaras. Além disso, é recomendado para as unhas quebradiças, nutrindo e protegendo contra as agressões externas. É utilizado de 1-3 gotas na pele ou unhas, espalhando-se com a ponta dos dedos.

Empregos no cabelo
Os marroquinos utilizam o óleo de argan como um bioativo no tratamento dos cabelos há séculos. Seus benefícios vêm de sua capacidade natural de hidratar, o que ajuda a diminuir o frizz e controlar os cabelos rebeldes. Seus antioxidantes e vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão um brilho luminoso e ajudam a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. 

É muito suave, sendo absorvido instantaneamente sem deixar cheiro ou oleosidade sobre os cabelos. Reduz as pontas duplas, além de proteger de danos térmicos. Como beneficio adicional, ajuda a manter a cor dos cabelos coloridos por mais tempo.
Uma vantagem do uso antes da escova é diminuir o tempo de secagem.

Formas de usar:
Antes da escova, ajuda a secar mais rápido e deixa os fios mais macios: use uma pequena quantidade na palma da mão priorizando o comprimento e pontas.
Depois da escova, como finalizador, ajuda nos penteados e na prevenção de pontas duplas.

Tratamento noturno: use uma pequena quantidade na palma da mão utilizada no comprimento e pontas.
Aplicação no processo de coloração: alguns profissionais utilizam cerca de uma tampa e meia nos cabelos secos ou com química, massageando e deixando sem enxágue antes da aplicação da coloração. O benefício é prevenir possíveis danos aos fios. 

A obtenção do óleo é geralmente realizada pelas mulheres, num trabalho árduo. Para se conseguir 1 litro de óleo, são necessários 30kg de frutos, colhidos de cerca de sete árvores, em aproximadamente 15 horas de trabalho! Por isso é importante atenção na hora da compra, já que pelo fato do óleo de argan ter se tornado muito famoso, muito produto ‘‘barato’’ encontrado no mercado é adulterado com óleo de soja desodorizado.

Céditos: Fabian Laszlo- professor de aromaterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário