quinta-feira, 4 de maio de 2017

Chá calmante de cúrcuma – dr. Sanjay Gupta

Ingredientes
1 xícara de leite de amêndoa  (ou de sua preferência)
1/2 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mel
1/4 colher de chá de gengibre pó
Modo de preparo: esquente o leite no fogão. Despeje para uma caneca, adicione o açafrão, a canela e o gengibre. Adoce com mel. Tomar antes de dormir.

Rendimento: 1 porção
Calorias: 66

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes na cúrcuma são atribuídas principalmente ao seu componente mais ativo, a curcumina. Um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no corpo. Também diminui os níveis de duas enzimas  que causam inflamação. 

Mais benefícios do açafrão:
Ajuda a impedir que as plaquetas se agrupem e formem coágulos sanguíneos.  Previne a aterosclerose , que é causada pelo acúmulo de placa, e pode causar ataques cardíacos ou derrame.

Um estudo recente sugere que a curcumina ajuda a retardar as progressões da doença de Alzheimer, ajudando as células do cérebro do hipocampo crescer. Agregar o açafrão como um componente de uma dieta anti-inflamatória,  pode ajudar a prevenir o risco de Alzheimer. 
  
A curcumina pode ajudar a prevenir ou tratar vários tipos de cânceres, incluindo câncer de próstata, mama, pele e cólon. Mais pesquisas são necessárias para determinar se isso se deve às suas fortes propriedades antioxidantes que protegem as células de danos.

Estudos descobriram que a cúrcuma reduziu sintomas de inchaço em pessoas que sofrem de indigestão. Foi prescrito na Alemanha como uma erva aprovada para tratar problemas digestivos.

Os pesquisadores acreditam que as propriedades anti-inflamatórias na cúrcuma podem ajudar as pessoas com a dor e a deficiência da artrite . Quando combinada com outras ervas como *cereja de inverno, *boswellia e zinco, menos dor foi relatada.

Em um estudo de pessoas com uveíte, uma inflamação da íris do olho, a curcumina foi tão eficaz quanto a medicação prescrita de corticosteróides.

Cúrcuma tem sido eficaz para matar bactérias e vírus, mas os pesquisadores precisam fazer mais estudos sobre isso para determinar o quão eficaz seria em pessoas. Alguns aplicam açafrão à pele para a dor, micose, hematomas e feridas infectadas.

Enquanto os estudos ainda são preliminares, os pesquisadores da Universidade Tufts acreditam que a cúrcuma pode ajudar a evitar ganho de peso bloqueando a absorção de gordura.

Na medicina chinesa e Ayurvedic, a cúrcuma é usada como um anti-depressivo.

*Cereja de inverno: a planta de inverno é muito popular por seus frutos comestíveis, que são frutas vermelhas, do tamanho de uma cereja. Os frutos são colhidos quando estão maduros, ou seja, no mês de agosto, tem um gosto amargo, mas agradável, e são ricos em carotenóides e vitamina C, bem como propriedades refrescantes e diuréticas.

* Boswellia: de origem indiana, a Boswellia serrata é uma árvore de porte médio com grandes ramificações. A sua resina é utilizada tradicionalmente na medicina ayurvédica como antiartrítico e expetorante. 

O extrato normalizado de Boswellia  é utilizado principalmente pelas suas propriedades anti-inflamatórias, e portanto antiálgicas, que o tornam particularmente eficaz ao nível das articulações com mobilidade e flexibilidade reduzidas. Ao invés da maioria dos medicamentos desta classe, a sua utilização – mesmo prolongada – não provoca efeitos secundários ao nível digestivo, protegendo assim a mucosa gástrica das úlceras. 

Dr. Sanjay Gupta - é um neurocirurgião. Nasceu em 23 de outubro de 1969. Atua como chefe associado do serviço de neurocirurgia no Grady Memorial Hospital em Atlanta, Geórgia , e como professor assistente de neurocirurgia na Escola de Medicina da Universidade Emory .

Referências:
Acessado  10/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...