segunda-feira, 15 de maio de 2017

Feno-grego: reduz os sintomas da menopausa, bom para o cabelo

Muito conhecido como alforvas ou fenacho, é uma planta que ajuda a tratar diabetes, colesterol, gastrite, cólicas e feridas em geral. Com propriedade anti-inflamatórias, laxativas redutoras e afrodisíacas, pode ser usado ainda para estimular a testosterona, inibir o apetite, tratar hemorróidas e aumentar a massa muscular, além de diminuir medidas, prevenir a queda de cabelo e aliviar os sintomas da menopausa.

É utilizado desde épocas antigas como especiaria ou erva medicinal. Suas sementes são usadas amplamente na cozinha oriental e ele tem um sabor amargo bastante peculiar.

Veja os principais benefícios do feno-grego:
Reduz os sintomas da menopausa: possui isoflavonas de estrogênio, que são muito semelhantes ao hormônio sexual feminino, chamado estrogênio. A perda de estrogênio, é uma das principais causas da menopausa e todos aqueles sintomas desagradáveis desse período da mulher. Além de aliviar esses sintomas, facilita o ciclo de menstruação da mulher.

Controla diabetes e reduz colesterol: alivia as diabetes tipo I e II. Isso porque ela induz a liberação de açúcar através da urina em até 55%. Suas fibras naturais podem diminuir a taxa de absorção de açúcar no sangue e seu aminoácido estimula a produção de insulina. Para controlar a diabetes, recomenda-se o consumo diário de 15 gramas de feno-grego. Também reduz consideravelmente o nível de colesterol ruim no sangue, o que, consequentemente, ajudará a mandar para bem longe as doenças cardiovasculares.

Inibe o apetite e emagrece: por ser rico em fibras e diminuir o colesterol no sangue, ajuda a perder peso de forma indireta. Sua fibra natural solúvel (galactomanana) tem a característica de inchar quando entra com a água e é exatamente isso que acontece em nosso estomago. Com isso, ele aumenta a saciedade e diminui os ataque de fome, principalmente durante a noite, ajudando na digestão e no trânsito do intestino, além de ser uma ótima opção para melhorar o metabolismo e exterminar alguns quilinhos.

Ótimo para o cabelo: tem incríveis ações antioxidantes e ajuda a reparar danos causados por radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce. Trata cáries, celulite, acnes, além de aumentar a massa muscular e diminuir a gordura do corpo. No cabelo, combate a calvície, diminui o frizz, hidrata e faz com que os fios cresçam mais rápido, trazendo mais brilho, leveza e resistência aos fios.

Ajuda a tratar feridas:
Suas propriedades anti-inflamatórias são maravilhosas e ajudam a tratar não só feridas ou tecidos e músculos lesionados, mas também age no tratamento de hemorroidas, furúnculos, hematomas e cólicas menstruais. A faringite, a gastrite e outras inflamações internas do nosso organismo também podem ser eficazmente tratados com a inclusão do feno-grego – de forma moderada – em sua dieta cotidiana.

Como consumir o feno-grego?
Em forma de semente, quando a finalidade for tratar inflamações ou doenças, uma vez que age de forma mais efetiva. Contudo, ele também pode ser moído e diluído ao leite, sucos e, iogurte, cozido para preparar chás. Também pode ser usado em compressas para tratar furúnculos e feridas.

Contra-indicação: para mulheres que estejam amamentando ou grávidas, diabéticos que consomem medicamentos hipoglicemiantes, e se o indivíduo tiver algum grau de intolerância a um ou mais de seus componentes.

Créditos: Dra. Luciana Leonel Pepino – Cirurgiã Plástica / Diretora Técnica Médica – CRM-SP 106.491

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor. Provérbio chinês

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...