quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Práticas diárias desintoxicantes e rejuvenescedoras

Os antigos textos de Ayurveda* dizem que saúde, não significa apenas ausência de doenças, mas significa também a paz da mente e a felicidade do espírito. 

Um completo equilíbrio psicossomático é a chave para mantermos o equilíbrio dos nossos corpos.

*É a medicina tradicional da Índia um sistema holístico de prevenção, cura e rejuvenescimento que conecta o indivíduo a si mesmo e ao Universo. 

Mais do que um eficaz programa de saúde, é o segredo da longevidade e da qualidade de vida, que utiliza terapias preventivas e curativas para eliminar as toxinas do corpo e da mente, levando o organismo a um melhor funcionamento celular e ao rejuvenescimento.

Ela nos fornece métodos orgânicos e seguros de tratamentos à base de óleos vegetais, ervas medicinais, dieta, massagem, aromaterapia , yoga , meditação e purificação interna que atuam de forma sistêmica e gradual no organismo .

O Ayurveda aconselha levantarmos pela manhã bem cedo, antes do nascer do sol. 

Entre quatro e seis horas da manhã, que é um período muito auspicioso ou sagrado, momento em que há pouco ruído e todo o ambiente está pleno de tranquilidade e paz.

Segundo o Ayurveda, as orações feitas neste período tem um efeito muito poderoso. Este estado de paz e felicidade que podemos adquirir neste momento sagrado, refletirá em todos os acontecimentos que surgirem ao longo do dia. 

Além disso, este período proporciona clareza para a nossa mente e um relaxamento físico muito reparador.

A manutenção da saúde oral deve ser feita todos os dias de manhã ao levantar-se, e com o estômago vazio. 

Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece levemente ativo, e durante este período o corpo tenta fazer a remoção de toxinas que estão em excesso assim como dos resíduos provenientes da má digestão dos alimentos ingeridos no jantar. 

Partes destes resíduos são enviados para a superfície da nossa língua. 

Raspar a língua também é uma prática muito importante para remover toxinas da língua e os raspadores de metal são mais indicados.

Se não raspar estas toxinas, elas serão reabsorvidas pelo organismo e desta forma agravar problemas respiratórios, digestivos, e consequentemente influenciar na sua vitalidade. 

A digestão começa na boca, através da identificação dos sabores, é importante remover as toxinas que podem prejudicar esta capacidade. 

A limpeza também ativa a produção de saliva e promove Agni (fogo digestivo do corpo) para ajudar na digestão ao longo do dia, limpa as vias respiratórias, desobstrui, alivia emoções reprimidas, remove o mau cheiro e deixa a pessoa com bom humor.

A água morna pela visão do Ayurveda limpa as toxinas (ama), então bebê-la logo pela manhã em jejum ativa os movimentos peristálticos, estimulando o funcionamento dos intestinos e, ajudará o Jatharagni (fogo digestivo) a digerir melhor, realizando assim uma melhor absorção e melhor construção dos dejetos (malas) que deverão ser eliminados todas as manhãs. 

Pode-se tomar somente água morna? Sim, pode, mas também é aconselhado misturar algum ingrediente específico a sua tipologia ayurvédica (dosha*) para melhorar algo que esteja em desarmonia ou manter a harmonia.

A receita mais conhecida de todas é a água morna com gotas de limão, que pode ser usada para todos os biótipos. 

Caso a pessoa com constituição energética predominante, sinta algum desconforto em ingerir água morna com gotas de limão pela manhã, por exemplo, queimação no estômago, refluxo, azia) é aconselhado colocar junto com a água outro ingrediente.

Créditos: Ângela Marah - Terapeuta Ayurveda /Cursos, dúvidas: angelamarahstudio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário