quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chiclete, esse perigoso “inocente”

Segundo o ortodontista e ortopedista facial Gerson Knhler, o problema está na repetitividade de movimentos com a boca gerado pelo ato, semelhante ao ruminar de certos animais. 

E, convenhamos, a ruminação não é compatível nem faz parte da fisiologia natural da boca, pois implica em uma sobrefunção da musculatura mastigatória. Pode provocar, inclusive, sensação de cansaço, fadiga ou desconforto nos músculos da mastigação.

Prejuízos do chiclete
Chicletes que contêm açúcar são potencialmente nocivos, colaborando para o aumento da placa bacteriana bucal, com todas as suas consequentes ações deletérias sobre gengivas e dentes.

Médicos gastroenterologistas também informam que o consumo exagerado da goma de mascar pode estimular a presença de gases e estar ligado à geração eventual de gastrites, pois quando ela é mastigada, o corpo entende que deve dar inicio ao processo de digestão, aumentando a acidez do estômago, sem que receba, efetivamente, os alimentos para digerir.

O professor ainda alerta que os pacientes adolescentes portadores de aparelhos ortodônticos, principalmente os chamados “aparelhos fixos”, o ato de mascar chiclete deve ser proibido, por poder alterar e/ou destruir os aparelhos e seus diversos componentes (bráquetes e fios metálicos).

Créditos: Dr. Gerson Kohler, professor convidado da UFPR (pós-graduação) desde 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário