sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Óleo de cártamo - eficaz no combate a gordura da barriga

O óleo de Cártamo é um óleo extra-virgem, proveniente das sementes da Carthamus tinctorius L. Os benefícios deste óleo são provenientes dos nutrientes encontrados em sua composição. 

Entre as substâncias encontradas neste óleo, verifica-se a presença de ômega 9 (eficaz na redução dos níveis de colesterol total e aumento do colesterol HDL- colesterol bom); ômega 6 (auxilia na prevenção da osteoporose, contribui para uma pele saudável e tratamento do eczema e dermatite atópica, alergias, síndrome pré-menstrual) e vitamina E (auxilia na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares). Além disso, o óleo de cártamo tem capacidade de auxiliar na definição da musculatura e auxiliar no emagrecimento.

É importante deixar claro que o óleo de cártamo não é considerado um medicamento, pois trata-se de um produto natural que não passa por um processo químico-industrial. Sendo assim, na maior parte dos casos, ele pode ser consumido sem restrições e há uma menor probabilidade de causar efeitos colaterais.  Pode ser consumido sobre duas formas: em cápsulas ou o próprio óleo. Geralmente recomenda-se a ingestão diária, entretanto, a quantidade a ser consumida deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, levando em consideração as suas necessidades diárias e energéticas.


Os estudos mostram que o óleo de cártamo reduz, principalmente, a gordura da barriga. "O óleo de cártamo diminui o apetite e promove a sensação de saciedade. Dessa forma, "obriga" o organismo a utilizar a gordura acumulada como combustível. No entanto, o consumo deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos", afirma Patricia Buyo, nutricionista da Rede Kalmma de Spa (SP).

Além de reduzir o apetite, o óleo de cártamo contém ácido linoléico, uma substância que retarda a liberação de gordura para as células. Outra vantagem são as propriedades anti-inflamatórias do produto, que ajudam a diminuir a celulite e a retenção de líquido. 

Mecanismo de ação: O óleo de cártamo inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura em nosso corpo. O que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, o que o caracteriza como termogênico. 

O ácido linoleico tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lipase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. 

Com o bloqueio da LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise.

Contra- indicações: Grávidas, lactantes, diabéticos e crianças.

Dra. Luciene Alves Moreira Marques

Chefe da Farmácia Universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário