quarta-feira, 9 de março de 2011

Açaí: energia em alta

A cor anuncia
Antocianinas são responsáveis por dar coloração arroxeada aos alimentos. Só por isso já dá para saber que o açaí é riquíssimo nessas substancias. 

Poderosos antioxidantes que combatem os nocivos radicais livres, garantem melhor circulação sanguínea, protegem contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias, têm poder anti-inflamatório e até previnem câncer.

O açaí é fonte de fibras, sempre aliadas do bom funcionamento do intestino, e de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a varrer o colesterol da corrente sanguínea, prevenindo contra doenças cardiovasculares.

Energia de sobra
Como excelente fonte de carboidratos, o açaí é um alimento calórico, indicado por especialistas para quem deseja ganhar peso. Consumindo com moderação (em pequenas quantidades e como substituto de lanches entre as refeições), pode ser incluído ocasionalmente no cardápio de todo o mundo. 

Se o objetivo é emagrecer ou não engordar, melhor esquecer a popular combinação com guaraná, granola e banana: prefira incluir a polpa da fruta em sucos naturais, por exemplo.
O fato de ter se tornado presença constante em academias vai além do seu poder de fornecer e repor energia rapidamente. O açaí é rico em minerais como cálcio e fósforo, essenciais para adequação da contração muscular, além de combater o estresse.

Cuidado com a balança:
100g de açaí fornecem em média, 110 calorias. Numa tigela com banana e granola, a conta pode chegar a 500!

Açaí de tigela
2 colheres (sopa) de xarope de guaraná ou mel
2 bananas picadas
500g de polpa de açaí
Suco puro de limão a gosto
1/3 de xícara (chá de granola

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o xarope de guaraná ou mel com metade da banana até ficar homogêneo. Junte o açaí e bata por 1 minuto. Divida em tigelas, cubra com a banana restante, regue com gotas de limão e sirva com a granola.

Créditos: revista “o poder dos alimentos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário