terça-feira, 29 de março de 2011

Linhaça dourada: superalimento!

Atualmente ouve-se falar sobre esta sementinha que apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.

De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. 
Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Seu sabor é mais suave do que o da escura.

A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional.  

Na Universidade de Toronto, no Canadá, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. 

Segundo a pesquisadora, trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata, além da linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega 3 e o ômega 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias.  

Rica em ômega 3, fibras e lignanas, a linhaça ajuda na prevenção de doenças, aumenta a defesa orgânica, reduz o ritmo de envelhecimento e controla as condições físicas e mentais. E devido a sua ação antiinflamatória a semente regenera a mucosa digestiva danificada, por isso auxilia a regular o intestino. 

Os ácidos graxos (ou ômega3) é uma gordura poliinsaturada que garante o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório. 

A linhaça auxilia em todas as idades, mas em especial após os 30 anos, pois ajuda a melhorar problemas que surgem a partir dessa idade como a reconstituição do muco intestinal. Ela também é favorável para pessoas que desenvolvem níveis de stress alto, excesso de peso, colesterol e pressão arterial elevada.

Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.

Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. 

O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. Observamos esse efeito em 39 pacientes, afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.

A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça, só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. 

O excesso pode prejudicar a membrana das células. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação de um profissional!

Créditos: maisquebeleza.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário