quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimentos para combater o reumatismo e a inflamação crônica

Para combater a inflamação e a dor, incluir na alimentação uma boa quantidade de alimentos que reduzam esses sintomas e diminuir o consumo de alimentos que contêm agentes inflamatórios.

Alimentos que devemos comer
Boas fontes de ômega 3 poli-insaturados: peixes gordos, mariscos, sementes de linho e óleos feitos a partir destas fontes.
Peixe gordo pelo menos 2 vezes por semana, e fazer uma refeição de peixe ou frutos do mar, pelo menos, a cada dois dias.
Óleos deste grupo nos seus pratos, ou tomar duas colheres de sopa de óleo, por dia como um suplemento.

Estes óleos não devem ser usados para fritar ou cozinhar, e devem ser armazenados no frio, bem fechados. Isto porque oxidam facilmente pela exposição ao calor e ao oxigênio e, portanto, podem originar substâncias nocivas.
Boas fontes de gorduras mono-insaturadas: azeitona, canola  colza, amêndoas, amendoim, castanha de caju, avelãs, pistachos, avelã, abacate e óleos feitos a partir destas fontes.

Podem ser usados para cozinhar e em fritura suave, pois resistem melhor ao calor do que os ômega 3.
Também não pode faltar uma dieta mediterrânica: o azeite extra virgem, sempre acompanhado com muitos vegetais. Comer muita fruta devido ao seu alto teor em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Alimentos que devemos comer moderadamente
O óleo de soja, óleo de milho ou de óleos feitos a partir destas fontes: girassol, cártamo, de semente de uva, sementes de algodão, nozes, gergelim e germen de trigo. A gordura presente nestes tipos de óleo podem aumentar a inflamação. Além de pão e produtos feitos de farinhas refinadas.

Alimentos que não devemos comer
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como a carne.
Não se deve consumir gordura que foi quimicamente alterada para dar uma outra consistência. 

Encontra-se nos rótulos com o nome de gorduras hidrogenadas. Este tipo de gordura tem um efeito muito negativo sobre a saúde e podem ter potentes agentes inflamatórios. Margarina, salgadinhos, fast food, snacks, refeições pré-cozinhadas geralmente têm esse tipo de gordura.


Créditos: neturalmente.com
Imagem:  Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca tenha certeza de nada. A sabedoria, começa, com a dúvida! (Freud)