segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Melancia: a fruta do verão

Ela já era apreciada há mais de 5 mil anos pelos faraós e, atualmente, é a segunda fruta mais consumida no mundo (só perde para a banana), principalmente no verão. 

Chegou às Américas no início do século 17, transportada da África por escravos. Faz tanto sucesso no Brasil que há quem acredite que o fruto é "produto da casa".

A afinidade com o alimento tem explicação. Além de gostosa, é composta por 90% de água, o que a torna refrescante, ideal para hidratar o corpo em dias quentes. O líquido estimula a vontade de urinar, baixando os níveis de ácido úrico do organismo. Por isso, é coadjuvante no tratamento da gota e nos casos de pressão alta.

Pouco calórica
Sabe o ditado popular "tamanho não é documento"? A melancia é a prova disso. Apesar do tamanho exagerado, a fruta é pouco calórica: apenas 30 calorias em 100 gramas. Em contrapartida, é rica em fibras, substância que regula o bom funcionamento do intestino.

Quando livre da constipação, a pessoa aproveita melhor os nutrientes dos alimentos, que passam menos tempo fermentando no intestino. Como se não bastasse, as fibras ainda provocam a sensação de saciedade, em outras palavras, a vontade de degustar aquele docinho fica para depois.

Tá beleza!
Além de ajudar a perder uns quilinhos, a fruta ainda se destaca em outros benefícios para a beleza. A melancia possui vitamina C, composto que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, substância responsável por conferir firmeza à pele.

E tem mais. Um dos motivos para as unhas e os cabelos ficarem quebradiços é a falta de vitaminas do complexo B, presentes em abundância no alimento. E betacaroteno, convertido em vitamina A no organismo. Esta última protege o globo ocular contra doenças.

Mitos e verdades
Assim como tudo o que é popular, a melancia é cercada por crendices. E não dá para acreditar em tudo o que se ouve por aí, não é mesmo?

Comer a parte branca dá dor de barriga?
Nem sempre. Isso depende da tolerância individual. No entanto, o conselho dos especialistas é não exagerar na dose. A entrecasca é rica em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor. Nela, também está presente a celulose, substância que o corpo humano não consegue digerir. Assim, o organismo começa a trabalhar para expulsá-la por meio das fezes.

É verdade que dá para fazer picles com a casca da melancia?
Sim, entre outras receitas. Pesquisas que visam evitar o desperdício, aproveitando o alimento por inteiro, não param de crescer e logo, devem surgir novas receitas com a fruta.

Corpo blindado
Uma das substâncias contra o câncer mais estudadas pelos cientistas é o licopeno. O composto é o pigmento responsável pela coloração avermelhada de diversos vegetais e, neste caso, o da polpa da melancia. E não é pouco: 40%, mais até que o tomate. 

O consumo regular de licopeno diminui o risco de alguns tipos de câncer, como o  de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama. Isso se deve à ação antioxidante, capaz de proteger o organismo de alterações celulares que podem desencadear tais doenças.

Para o alto!
Um recado para aqueles que sofrem de disfunção erétil. Um estudo elaborado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, constatou na melancia a presença de citrulina, substância convertida pelo organismo em arginina. Esse aminoácido age como vasodilatador e favorece a circulação sanguínea, funções que estão diretamente ligadas à libido e à ereção.

Créditos: revistavidanatural.com.br

Um comentário: