segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aprendendo a amar

Sylvie Robert e Alain Degré, fotógrafos franceses e pais de Tippi Benjamine Okanti Degré, 20, documentaram toda a infância da filha, que cresceu na selva ao lado dos animais e das tribos nativas da região de Namibia, na África, onde Tippi nasceu.

A África aí está na soberba imponência dos animais maravilhosos, das suas matas frondosas, dos seus rios majestosos, das suas lalas verdejantes, dos seus desertos e montanhas, dos seus povos admiráveis. 

A admirável cor verde garrafa até ao verde quase branco, ver como as próprias árvores, no mais ínvio do matagal, crescem direitas, hirtas, em busca da luz e da liberdade.
É preciso percorrer os rios, ao romper da alva, quando o cinzento do dia vence a negridão da noite e as garças, no seu voo gracioso, cortam os ares em bandos. Percorrer as margens desses rios e surpreender os antílopes que aí se vão dessedentar.
É preciso ainda, e essa é uma das chaves que abre os segredos do continente africano, conhecer os seus povos, irmanar-se com eles, sofrer e alegrar-se com os seus sofrimentos ou as suas alegrias, compreender a sua psicologia, penetrar a razão profunda da orgânica sócio-econômica, amar as crianças e venerar os velhos.
É preciso, sobretudo, encher o coração de amor, porque só o amor derruba montanhas.
Como diz o escritor Vilmar Berna, de todos os tipos de amor, talvez o mais desafiante seja o amor a Deus, pois eleva nosso espírito e nos aproxima do Criador, transmitindo-nos um sentimento de plenitude, de ser parte de um todo muito maior que nossas simples existências, que nos torna tão infinitos quanto o Universo do qual fazemos parte sem nos dar conta por estamos aprisionados em nossas pequenas individualidades. 

Que também é necessário despertar a espiritualidade, a religiosidade, a crença num ser criador de tudo. 

Ao ouvirmos o canto de um pássaro, por exemplo, no meio das folhagens, apesar de não vermos a ave, pressupomos sua existência. Com Deus ocorre semelhante. Não podemos vê-lo, mas percebemos sua obra a nossa volta. Deus se revela no amor ao próximo.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu próprio semelhante."  Albert Schweitzer


Bambamel Natural
Imagens: Reprodução



 










3 comentários:

  1. Giancarlo Dardi: Muito bom ler a mensagem e ouvir tranquilamente, sinto em algum lugar que já estive a séculos. Deixo aqui uma boa tarde para você e aqueles invisíveis que estão ao seu redor.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz vários comentários:
    Mais esse: estou apaixonada pela comunidade

    ResponderExcluir