segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dicas de maquiagem e a saúde da pele

Fazer um make básico nos deixa com outro astral. Ele esconde as imperfeições e ainda dá o que chamamos de ar de saúde. 

Bom, esse é o real objetivo da maquiagem, entretanto, em alguns casos, pode causar alergia e irritação. Veja como agir nessas horas e, principalmente, confira as dicas de como prevenir.

Processos químicos
Blush, base, pó, máscara para cílios, batom... Todos os itens, independentemente da marca, têm química na fórmula e em algumas pessoas isso pode deixar a pele vermelha e até provocar edema (reação alérgica que causa inchaço). Aos primeiros sinais, limpe bem a pele e passe soro fisiológico.


Data de vencimento
Fique atenta a esse fato. Após a data estipulada pelo fabricante, podem haver alterações na estrutura química, o que facilita as irritações.


Pele sensível
Esse tipo de pele pode sofrer irritação mais facilmente com qualquer tipo de maquiagem. Em alguns casos, pode provocar uma conjuntivite alérgica.


Olhos
Evite usar a máscara para cílios e o lápis muito próximos à parte interna dos olhos, pois favorecem a irritação da região e, além disso, o acúmulo de produtos no local pode causar a queda dos cílios. 

Para ficar longe dos problemas
Evite dormir com maquiagem. Portanto, passe um demaquilante e lave bem o rosto. Isso ajuda a manter a pele com saúde.

Ao escolher um produto, verifique se é hipoalergênico. Isso quer dizer que oftalmologistas aprovaram, portanto, é uma segurança maior, apesar de não garantir que não haverá reação alérgica por conta dos conservantes e corantes.


Antes de correr o risco, faça o teste! Consulte um alergologista, que fará um exame completo com várias substâncias para observar a reação da sua pele. (TaigaCazarine (revista Shape)

Incluir na alimentação proteínas de alta qualidade, como as encontradas em mariscos, peixes, tofu, soja e feijão, pode ajudar a evitar o aparecimento precoce das indesejáveis ruguinhas e ajudar na saúde da pele.

Alimentos como abóbora, cenoura e pêssego possuem vitaminas essenciais para a pele, sendo assim ótimos aliados no combate às rugas. Estes alimentos aceleram a cicatrização e diminuem o envelhecimento da pele.
Conheça outros alimentos que podem melhorar a saúde da pele e deixá-la com a aparência mais jovem. 

Iogurtes naturais, que são ricos em cálcio, ajudam a manter a saúde dos músculos, fortalecendo-os e cuidando da pele.

Atum e a linhaça, que são ricos em ômega-3 retardam o envelhecimento, podendo ajudar a reduzir as linhas de expressão.

Frutas ricas em vitamina C, que estimulam a formação de colágeno, que é responsável por manter a elasticidade da pele, mantendo-a firme e livre de rugas. Além disso, a vitamina C combate os radicais livres, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento. 

Tomate é rico em licopeno. Essa substância pode proteger a pele contra os efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo manchas, rugas e flacidez da pele. Quando o tomate é cozido, o corpo consegue aproveitar melhor o licopeno, potencializando seus benefícios. 

Uva é riquíssima em substâncias antioxidantes, principalmente o resveratrol. Portanto, tomar um copo de vinho regularmente também pode trazer benefícios ao corpo. 

Soja é rica em isoflavonas, que atuam prevenindo que a pele se torne fina e sensível, o que favorece o aparecimento das rugas. 

Castanha-do-pará. O que faz a oleaginosa ser um ótimo aliado do combate às rugas e ao envelhecimento é o selênio, um mineral com excelentes propriedades antioxidantes. 

Canela, que previne a hipoglicemia, pois força a insulina a metabolizar o açúcar no sangue de forma mais eficiente, combatendo, assim, a sensação de cansaço. 

Romã, a vedete do momento quando se fala em manchas e rejuvenescimento. Contém ácido elágico, um antioxidante com potencial de “clareamento” da pele, deixando-a mais uniforme.  

Mirtilo e açaí, que possuem antioxidantes que realinham as fibras de colágeno e protegem a pele de radicais livres.

Créditos: Por Redação “O que eu tenho” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário