segunda-feira, 11 de março de 2013

Compulsão – comportamento que domina a pessoa

Entenda o problema
A compulsão ocorre quando a pessoa perde o controle de determinado comportamento.
Ela sente um forte desejo de fazer o que lhe dá  prazer ou de afastar um mal-estar.

Essa perda de controle geralmente causa problemas no dia a dia e na vida da pessoa (perda de dinheiro, problemas emocionais e até doenças).

Pode ser relacionado ao uso de substâncias químicas, como drogas lícitas ou ilícitas (cigarro, álcool, maconha ou cocaína).

Também pode estar ligado a situações prazerosas, como fazer compras, comer, ficar horas no computador, fazer sexo, jogar.

Causas
Pode ser causado por fatores genéticos, psicológicos ou do ambiente em que a pessoa vive.

Homens x mulheres
Algumas compulsões, como a sexual, ocorrem mais em homens. Já a compulsão por compras e a afetiva é mais presente em mulheres.

Compulsões múltiplas
Muitas vezes, um jogador compulsivo ou viciado em sexo também desenvolve dependência por drogas licitas ou ilícitas. Um comportamento compulsivo pode abrir portas para outras dependências.

Alguns tipos de compulsão
Dependência de internet
A pessoa não se controlar ao usar internet e acaba ficando em frente ao computador de forma excessiva.
Compulsão por jogos
Apostas a dinheiro começam baixas, mas ficam maiores e viram dívidas. O processo fica doentio e causa danos ao portador do problema e à família dele.
Compulsão sexual
A pessoa tem um comportamento sexual excessivo e não consegue se controlar em relação a isso.

Compras compulsivas
Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
Amor patológico
Ocorre quando o amor deixa de ser saudável e fica sem controle, passando a ser prioritário ao indivíduo.

Ciúme excessivo
O ciúme torna-se doentio quando passa a causar angústia e prejuízo significativo, tanto à pessoa amada quanto ao indivíduo ciumento.

Diagnóstico
Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas a sensação de perda de liberdade ou de controle diante de um comportamento são indícios de que a pessoa precisa de ajuda. Tal comportamento causa prejuízo e atrapalha a vida da pessoa ou quem convive com ela.

Sinais
Fique atento se você pensa “vou beber só um pouco”, mas não fica sem se embriagar, ou “vou jogar um pouco”, mas se endivida.
Quando a pessoa passa a ser criticada por familiares ou amigos por determinado comportamento sem controle, isso pode ser um sinal.

Tratamento
São recomendados a terapia com um psicólogo especializado em dependência e/ou tratamento com um psiquiatra e medicação.
Buscar atividades esportistas ou voluntárias, algo que lhe dê prazer, ou a ajuda de grupos (Alcoólicos Anônimos, por exemplo) podem ajudar.

Créditos: Aderbal Vieira Junior, psiquiatra responsável pelo Ambulatório de Dependência de Comportamento do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
Jornal Agora "Viva Bem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário