quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vertigem, enjoos e labirintite

Vertigem ou enjoos é o nome dado à sensação de movimento giratório. Esse movimento pode chegar a ocasionar náuseas.

Sintomas: sensação de movimento giratório. Quando essa sensação vem acompanhada de um zumbido insuportável, chama-se síndrome de Menieri e é produzido pelo acúmulo gradual de fluido no ouvido interno. Essa enfermidade pode causar com o tempo, a perda da audição.

Causas: quando essa sensação de vertigem ou enjoo é esporádica deve-se a vários fatores como a ingestão demasiada de bebida, andar de ônibus, avião ou navio com muito movimento.

Quando o enjoo é muito frequente, as causas podem ser ocasionadas por um problema no ouvido interno, que se chama labirinto, no qual se encontram os atólitos, que são receptáculos cheios de células pilosas, que servem para detectar o movimento que lhes ocasionam pequenos cristais que se encontram no local.

Quando esses pequenos cristais forem parar em outra parte desse canal detector do movimento provocarão, com sua pressão, a transmissão de uma mensagem  errônea ao cérebro, acerca da posição em que se encontra a cabeça, e isso provocará a vertigem.

Tratamento: o tratamento correto é fazer uma série de movimentos que farão com que os cristaizinhos que estão colocados no lugar errado voltem a se colocar no lugar certo. Uma técnica que alguns médicos recomendam é: sentado na cabeceira de sua cama, incline seu corpo e sua cabeça para seu lado esquerdo, até que sua cabeça encoste na cama. 
Permaneça nesta posição por 30 segundos até que passe o enjoo. Posteriormente, endireite-se lentamente e agora incline seu corpo e sua cabeça para o outro lado. Repita essa operação de 10 a15 vezes durante 10 dias. Na maioria dos casos, essa técnica dá resultado. Procure um médico especialista em ouvido que movimentará sua cabeça até conseguir colocar os cristaizinhos em seus devidos lugares. Converse com ele, de como se prevenir (vitamina B1, B6 como todo complexo B).

Créditos: Livro “ Saúde e Bem-Estar” – Através de elementos naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário