quarta-feira, 2 de julho de 2014

O famoso vinhadalho

É um tempero clássico, muito utilizado na Europa há séculos. 

Trata-se de uma mistura de vinho, alho e especiarias, utilizado para amaciar carnes vermelhas e para assados ao forno. 

Para os vegetarianos, o vinhadalho pode ser usado para temperar e amaciar a carne de glúten (seitan), que adquire um sabor muito próximo à carne. Basicamente o vinhadalho deve ficar em contato de véspera (no mínimo por seis horas) com o item a ser preparado, geralmente para ser assado.

Vinhadalho clássico
Ingredientes
Vinho tinto seco
Caldo de limões
Alho moído
Folhas de louro
Manjerona seca
Pimenta-do-reino
Sal marinho

Preparo: a quantidade de temperos do vinhadalho é variável e depende do volume do item a ser temperado, ou do gosto do cozinheiro. Geralmente para cada 500 ml de vinho, colocar 1 cabeça de alho (descascado e amassado grosseiramente),  o sumo de dois limões, 5 folhas de louro picadas, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1 colher (sobremesa) de sal marinho. 

Calcular nessa mesma proporção para a necessidade de quantidades maiores. Basta misturar os ingredientes e deixar o item a ser preparado em contato num recipiente grande, na geladeira, até a hora de colocar no forno. Para assar, todo o conteúdo do vinhadalho é colocado junto com o assado.


Créditos: Livro “Alho” – Dr. Marcio Bontempo

Um comentário:

  1. Bom dia, adorei a receita do vinhadalho, me fez voltar no tempo, e lembrar que a minha querida mãe usava muito para temperar, as carnes, que ficava muito bom.bjs. amiga: Eva da Silva Couto

    ResponderExcluir