quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aveia – Um alimento promotor da saúde!

A aveia é um alimento completo e de alta qualidade nutricional. É considerada um alimento funcional, ou seja, além de suas funções básicas nutritivas, quando consumida de forma usual, pode prevenir ou auxiliar no tratamento de problemas de saúde. 

Rica em proteína, carboidrato e fibras é bem democrática em seus benefícios!

Os atletas podem consumir o grão integral no intuito de obter energia e proteína durante o dia, proporcionando melhor recuperação dos músculos desgastados. Diabéticos se beneficiam, já que a fibra da aveia promove controle da glicose sanguínea, prevenindo picos de glicemia. Aqueles em dietas restritivas podem controlar melhor a fome, já que aveia também auxilia na promoção da saciedade.  

A principal substância presente na aveia que proporciona tantos benefícios é a fibra β-glucana. Esta é uma fibra solúvel que tende a formar gel quando entra em contato com a água. 

Desta forma, quando a ingerimos ela aumenta a viscosidade do alimento no estômago causando aquela maior sensação de saciedade. Além disso, tem a capacidade de retenção de substâncias tóxicas ingeridas ou mesmo de açúcares e gorduras ingeridos na mesma refeição, evitando a absorção pelo corpo. Ajuda ainda na redução do colesterol sanguíneo e no controle da pressão arterial.


É importante destacar que existem diferentes tipos de processamento do grão de aveia resultando em alimentos com propriedades diferentes. Os flocos de aveia, por exemplo, são os grãos prensados integralmente preservando grande parte dos nutrientes do grão de aveia, tais como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. 

O farelo de aveia é extraído da camada externa do grão de aveia, trazendo, portanto uma concentração alta das fibras β-glucanas. E a farinha de aveia é obtida a partir da parte mais interna do grão. 

Seria o refinamento do grão, perdendo grande parte das fibras.  Portanto o indicado para se obter os benefícios da β-glucana (controle da glicemia, redução de colesterol, prevenção contra cânceres) é utilizar o farelo de aveia em torno de 40g diários (3 colheres de sopa). 

Os flocos de aveia também podem ser utilizados, só que em maior quantidade (60g – 4 colheres sopa). Lembrando que o consumo deve ser regular, associado a uma alimentação equilibrada, para potencializar os benefícios à saúde.

Receita de Pão Caseiro
Ingredientes
2 tabletes de 15 g. de fermento fresco
3 colheres (sopa) de açúcar (ou 4 colheres de mel ou
açúcar mascavo)
3 xícaras de água morna
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara de óleo ou azeite ou manteiga
1 ovo
½ quilo de farinha de trigo especial
½ quilo de farinha de trigo integral (ou de centeio, de aveia, ou ainda colocar sementes de linhaça triturada, uvas passas e alecrim).

Modo de fazer
Numa bacia colocar 2 tabletes de 15 g de fermento fresco (no calor, só 1 tablete) e 3 colheres (sopa) de açúcar. Pode usar também 1 ou 2 sachês do fermento desidratado. Misturar bem, juntar 3 xícaras de água morna, 1 colher (sopa) de sal, 1/2 xícara de óleo ou azeite ou manteiga, 1 ovo e a farinha de trigo, aos poucos. 

Mexer com colher de pau. Quando começar a ficar muito densa, mexer com as mãos. Colocar mais farinha até conseguir sovar a massa sem que ela fique grudando (leva no total mais ou menos um quilo de farinha, mas tenha sempre reserva). Sovar uns 10 minutos. 

Para fazer de nozes, de castanha-do-pará ou de amêndoas (cruas e com pele), bater uma xícara delas(sozinhas ou combinadas) no liquidificador até resultarem em pedaços grosseiros. Juntar à massa de pão depois de bem sovada. Sove mais um pouquinho para misturar. Cubra com pano e espere dobrar de volume. 

Passe a massa para uma superfície enfarinhada, divida em 3 ou 4 porções e faça os pães. É possível abrir com rolo até ficar uma fita larga e enrolar como rocambole, achatando com as mãos para ir formando um pão de cara bem caipira. 

Se estiver com pressa, apenas enrolar a massa com a mão, formando um cilindro. Polvilhe com farinha peneirada branca sobre os pães e faça uns cortes com faca bem afiada. Fica bem bonito. Ou passe a massa na água enrole no gergelim, aveia, linhaça, germe de trigo. Coloque os pães em forma grande untada e enfarinhada deixando espaço entre eles. 

Deixar crescer por mais uns 20 minutos ou até dobrar de novo de volume e levar ao forno pré-aquecido bem quente e deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo no mínimo e deixe mais 50 minutos.
Bom apetite!

Créditos: Clínica 449 – Nutrição Esportiva – “A sua alimentação faz a diferença”
Receita: Escola Santi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A coisa mais difícil de ver é precisamente o que está diante dos seus olhos. Goethe

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...