segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os benefícios da musculação para as mulheres

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura. 

Retarda o envelhecimento da pele e músculos, além de prevenir a osteoporose. É recomendada para pessoas de todas as idades, com exceção das menores de 16 anos, pois ainda não têm o organismo completamente desenvolvido. 

Os exercícios devem ser acompanhados sempre por um profissional. Faça avaliação postural e médica. Não sobrecarregue a quantidade de peso. Aproveite para fazer outras atividades aeróbicas.
A seguir o esclarecimento de algumas dúvidas para você desfazer por completo preconceitos em torno da musculação para a mulher, e para que possa desfrutar de todos os benefícios que pode oferecer ao seu corpo.

Talvez a idéia mais errada é a de que as mulheres irão desenvolver músculos enormes através da musculação. O corpo feminino só vai ficar masculinizado se fizer treino para isso. 

A musculação por si só desenvolve a força dos músculos, mas seu desenvolvimento muscular depende de vários fatores como as repetições, a intensidade e a frequência de seu treino. Se usar cargas leves com muitas repetições, você define seus músculos. Por outro lado, cargas mais pesadas aumentam a massa magra.


É importante salientar que a musculação ajuda na perda de peso mas não é esse o objetivo principal. Se quer emagrecer deve juntar à musculação exercícios aeróbicos também. Para ter um resultado ainda melhor junte uma corrida ao treino com os pesos. Seu corpo consumirá mais calorias mesmo em fase de repouso.
A musculação ajuda a tratar a celulite e ameniza seu aspecto na pele. O treinamento com os pesos estimula o sistema linfático e por consequência a circulação sanguínea. Os músculos ficam mais rijos, esticando a pele e conseguem assim esconder a celulite existente.
A musculação não diminui os seios. Se fizer o treino adequado, o volume dos seios pode até aparentemente crescer devido à musculatura, mas não existem mudanças no seio em si.
Quando não quer aumentar os músculos, o ideal será diminuir a carga dos exercícios e continuar com as repetições para não perder músculo.

A musculação aumenta a mobilidade das articulações. O treino com os pesos tem um efeito positivo na mobilidade das articulações e desta forma também na flexibilidade das zonas que trabalha. Para tal é importante que faça também exercícios de alongamentos em cada treino.
A musculação torna as coxas e o bumbum mais rijos e definidos. Todavia se seu objetivo é engrossar essas partes do corpo pode consegui-lo com o treinamento certo. Se não quiser isso, basta fazer o treino certo e ter em atenção o peso, as repetições e a frequência do seu treino.
Ajuda a combater a flacidez no sentido que a mudança ocorrida no músculo é diretamente refletida na pele. Enquanto o tônus muscular é aumentado, a pele é esticada e há assim a redução da flacidez.
Os praticantes regulares de musculação apostam mais em proteínas, carne, peixe, mas nunca deixam de lado os legumes, frutas e verduras. Se apostar numa alimentação saudável e beber cerca de 2 litros de água por dia, seu intestino funcionará perfeitamente.
Se parar de treinar, seus músculos não viram gordura. Eles acabam se atrofiando. Quando o treino é interrompido os músculos perdem volume e firmeza, você pode perder força e ficar flácida. A gordura no corpo é apenas um resultado das calorias que você consumiu e não gastou.

Créditos: Treino para mulher

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Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça. Marco Aurélio

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