sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Coquetel para diminuir o colesterol


O colesterol é um lipídio (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo. O colesterol é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas, e que podem ser de três tipos principais:

Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais. A LDL transporta o colesterol do fígado para as células e, se houver demasiado colesterol para uso das células, este pode ficar acumulado, o que é prejudicial.
Lipoproteína de alta densidade (HDL) - “colesterol bom” – pensa-se que evita doenças arteriais. A HDL leva o colesterol das células para o fígado, onde é processado e eliminado.
Os triglicerídeos são produzidos pelo fígado e encontram-se nos lacticínios, na carne e nos óleos para cozinhar. O risco de ter os valores de triglicerídeos elevados aumenta se tiver excesso de peso e se tiver uma alimentação rica em gorduras.

A seguir, dois sucos elaborados pelo Professor Lelington Lobo:

Ingredientes:
½ cenoura
½ maçã média
5g de gengibre
2 ramos de salsinha
1 copo de água

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador. 
Dose recomendada: duas vezes ao dia, entre as refeições.







Ingredientes:
3 dentes de alho
Polpa de acerola (100ml)
½ de abacate
2 copos de água

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. 
Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições.

Principais propriedades terapêuticas
Alho: tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol. Pode-se usar três cápsulas de alho ao dia.
Acerola: a vitamina C também possui a capacidade de diminuir o colesterol. 
Abacate: a gordura monoinsaturada do abacate emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que é o "mau" colesterol.

Créditos: Professor Lelington Lobo Franco é químico e fitologista formado pela Universidade Federal do Paraná. Presidente da ong http://www.evergreenplanetbrazil.org/. Escritor e conferencista de fama internacional, o Prof. Leleington possui mais de 20 livros publicados, é membro da Associação Brasileira de Escritores e já foi entrevistado em mais de cem programas de TV. O jornal da Unicamp o classificou como o "Doutor dos Sucos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário