domingo, 4 de janeiro de 2015

Técnicas para fortalecer a sua saúde

É como se o corpo funcionasse como uma fortaleza e as células de defesa formassem um exército do bem. Os inimigos? 

Minúsculas pestes enlouquecidas que só querem duas coisas da vida: bagunçar a casa, como acontece com as desordeiras bactérias; ou garantir uma hospedagem onde possam se reproduzir, como fazem os perigosos vírus dentro das células. 

Nada mais inteligente então do que aumentar a resistência do seu castelo traçando estratégias – não de guerra, mas de saúde.

Tomar sol e beber com moderação (o álcool não só prejudica o fígado, mas também o cérebro), suplementar a vitamina B12, trocar a gordura saturada da carne, pelo ômega-3 da linhaça, oleaginosas e abacate. Fuja das frituras, laticínios e embutidos.

Se exercitar, para manter o peso e a saúde do sistema circulatório. Dormir bem, lavar as mãos antes de cozinhar e de comer, para evitar infecções causadas por bactérias. 

Controlar a pressão arterial, incluir mais porções de frutas, legumes, verduras, leguminosas, castanhas e cereais integrais na alimentação. Fique atento ao nível de ferro, pois quando ele está deficiente as células de defesa têm mais dificuldade em realizar suas funções.

Se você cumprir a sua parte, muito provavelmente o organismo terá a força necessária para fazer a parte dele também. E olha que ele tem mecanismos intrigantes para realizar essa defesa – produzindo novas células, lacrimejando, liberando ácido gástrico, expelindo catarro. 

Qualquer secreção faz parte da engenharia do sistema imune, que depende também do bom funcionamento do sistema endócrino (aquele da produção hormonal), do nervoso e do circulatório. 

Aliás, manter a circulação sanguínea saudável, com seus caminhos livres, é muito importante para que as células de defesa cheguem rapidamente ao local atingido. Por isso, médicos, nutrólogos e nutricionistas batem sempre na mesma tecla: para preservar sua saúde e fortalecer seu sistema imunológico e ficar longe das infecções tem que ter equilíbrio na vida. Hábitos saudáveis, boa higiene, alimentação balanceada e até estado de espirito contam nessa hora.


Créditos: Revista dos Vegetarianos

Um comentário:

  1. Boa tarde minha querida amiga, gostei muito dessa matéria, ela bate com a minha maneira de viver!! Bjs
    Eva da Silva Couto

    ResponderExcluir