segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Noz da índia X chapéu de napoleão


Noz da índia e chapéu de napoleão não são a mesma coisa.
A Noz da índia (aleurites moluccana) age no aparelho digestivo e tem propriedade de laxante e vem sendo usada para emagrecer. Neste caso, apenas a semente da noz é tóxica e quando cozida ela perde a toxidade. Na Índia, ela também é usada como tempero.

Thevetia peruviana, popularmente conhecida como Chapéu de Napoleão ou jorro-jorro é muito utilizada na ornamentação em ruas e praças. A planta é altamente tóxica, da raiz à semente. Com aspectos parecidos (com a noz da índia), a semente encontrada dentro do fruto do chapéu de napoleão começou a ser comercializada no Brasil como se fosse a noz da índia.


Tem ação cardiotônica e age na condução dos estímulos cardíacos e na força de contração do músculo. Se associada a outra medicação, como um diurético por exemplo,  pode causar uma parada cardíaca e levar até a morte. Náuseas, vômitos e dores musculares são também relacionadas a intoxicação por chapéu de napoleão. 
Informação do site oficial da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás
A noz da índia é uma semente procedente da árvore cujo nome científico é Aleurites Moluccana.  É originária da Indonésia, possui substâncias que permitem perder peso. Dentro destas substâncias podem ser mencionados o ácido linoleico, ácido oleico, proteínas e hidratos de carbono na forma de fibra e antioxidantes naturais como os flavonoides.



Benefícios
Esta noz é uma semente que ajuda a queimar gordura, perder peso e assim combater a obesidade, através da remoção das camadas de gordura corporais, reduz a celulite, elimina gorduras localizadas e promove saciedade, controlando a ansiedade de comer.
Diminui os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. Melhora também o estado da pele e do cabelo. Combate o ressecamento da pele. É um excelente diurético, laxante e purificador do corpo em geral. Previne hemorroidas, tem ação de reguladora intestinal, não deixando flacidez.
Efeitos secundários conhecidos
Como efeitos secundários ou efeitos colaterais conhecidos, existem muitos casos relatados de dores musculares e dores de cabeça. Isto é devido à eliminação de água e gordura. Para aliviar estes sintomas é imprescindível tomar bastante água durante o tratamento.
Em alguns casos pequenos nódulos ou durezas no corpo também são relatados. Estes são acúmulos de gordura que estão sendo preparados para eliminação. Em caso de dores fortes, diminua a dose para 1/8 de noz por dia.
Diarreia também pode ser um efeito. Neste caso é recomendado diminuir a dose para 1/8 de noz da índia ao dia ou menor dose, se ainda estiver na primeira semana de tratamento.
Para aliviar os sintomas indesejados, coma uma banana por dia para prevenir eventual perda de potássio pela urina. Coma um iogurte por dia, de preferência natural,  para ajudar a equilibrar a flora intestinal.
Uma caminhada por dia também vai ajudar não só a aliviar os sintomas, mas também todo o tratamento.
Como qualquer outro produto, ao constatar alguma intolerância, pare de tomar imediatamente. Em hipótese alguma tome mais do que o indicado, ou seja, 1/4 (um quarto) da noz por vez. 

Se durante o tratamento sentir o intestino muito solto, recomenda-se reduzir a dose para 1/8 (um oitavo) ou 1/6 (um sexto) diários ou, se preferir, pode tomar 1/4 (um quarto) dia sim, dia não, deve-se adequar a dose ao metabolismo pessoal, nunca excedendo a 1/4 por dose.
A noz da índia é contraindicada para:
Pessoas com problemas cardíacos;
Quem tem problemas urológicos;
Pessoas com problemas gastrointestinais;
Quem tem problemas hepáticos;
Na gravidez ou amamentação;
Idosos;
Crianças;
Alérgicos;
Pessoas em estado de qualquer convalescênça;
Quem faz uso de outros produtos de dieta ou medicação.

Antes de iniciar o tratamento, procure um especialista para maior orientação e segurança de sua saúde.
Créditos: Imagem (chapéu de napoleão e noz da índia) e texto adaptado: Corpo e Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça. Marco Aurélio

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...