quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que é o mel cru?

As abelhas recolhem o néctar das plantas e das árvores, e em seguida, o armazenam em seus favos de mel como fonte de alimento.  

Enquanto o néctar está no favo de mel ele evapora, e então amadurece, transformando-se em mel.  No favo, o mel contém vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, e enzimas digestivas essenciais aos seres humanos.  

A maioria do mel encontrado em supermercados, no entanto, é aquecida, a fim de evitar a cristalização e para facilitar seu envasamento e embalagem.  O alto calor destrói parte das enzimas naturais e ativas do mel derivadas do néctar das plantas.  

O mel cru nunca é exposto ao calor elevado.  Isso preserva as propriedades medicinais naturais do mel e seu valor nutricional.

Como saber se o mel é cru?
Pode ter aparência dourada e clara por um período de tempo.  Mas como ele nunca é aquecido, também pode ter um aspecto leitoso. Depois de alguns meses, normalmente cristaliza e fica com uma consistência grossa e opaca.  A cristalização é natural, e é um sinal de que o mel é puro e não foi alterado.

A cor e o sabor do mel são determinados pela origem floral do néctar.  O mel é o produto de muitas floradas diferentes ao longo de um ano, como as do café, cajueiro, das frutas tropicais como a manga, goiaba, acerola e cajá, e outras espécies arbóreas nativas.

Os benefícios do mel cru
O puro néctar das plantas é rico em fitoquímicos, que são compostos naturais que protegem as plantas contra doenças.  Apesar de fitoquímicos como o beta-caroteno e licopeno não serem essenciais para a sobrevivência humana, eles podem nos proteger contra doenças e também são poderosos antioxidantes.  

Contém amilase, uma enzima que ajuda os seres humanos a digerirem alimentos ricos em amido.  Também contém uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, o que o torna um agente antimicrobiano.  Durante séculos, o mel tem sido utilizado para tratar feridas e queimaduras, e para prevenir cicatrizes.

Mel é semelhante ao vinho, cada espécie de planta confere um sabor único ao produto final e produz um espectro incrível de cores e consistências.


Créditos: informações do fornecedor – Bambamel Natural - Yguara ecológico

Um comentário: