quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Loucas por batom

Há cem anos, o primeiro batom em bastão, como é vendido até hoje, foi criado nos Estados Unidos. Desde então, a loucura das mulheres por ele só aumentou. 

A seguir, curiosidades, história e dicas sobre esse produto, que a cada estação chega em novos formatos e cores.

O primeiro batom inovador que surgiu foi o batom egípcio. Ele era composto por besouros carmins triturados (entre 2000 a.C e 100 d.C).

Os batons são anteriores à mesopotâmia, já usados como produto para colorir os lábios. No inicio, havia poucas cores, e a predominante era a vermelha.

Entre os séculos 18 e 19, ocorreu uma grande popularização do batom e começou a sua comercialização. Em 1880,os batons ainda eram aplicados com pincel.

Batom significa literalmente bastão, e esse formato foi comercializado a partir de 1915. Quem teve a idéia de colocar o batom em um cilindro de metal foi Maurice Levy, que na época trabalhava para uma empresa metalúrgica americana.

Dicas de como escolher a cor do batom para cada tipo de pele
Loiras: podem se alegrar, pois todos os tons de batom rosa, pink ou nude e com acabamento matte, combinam com o seu tipo de pele que é branca. Vale usar um gloss mais forte por cima. À noite, uma boa opção é o rosa chiclete ou aposte no vermelho.

Morenas: devem optar por tonalidades de rosa mais opaco, sem brilho e mais pastoso. Para dar mais cor e vida à pele, o pink chiclete também é ótimo. Outra tonalidade de batom que fica super charmoso, são os tons de laranja e acobreados, dourados e marrons.

Pele negra: a cor da moda é o rosa queimado,tonalidades sempre bem próximas para cor natural da boca, é o tom mais fácil de combinar, pode ser usado fazendo o contorno marrom claro, meio capuccino, que disfarça e aumenta ou diminui a boca. Outras tonalidades que combinam e favorecem a pele negra são os tons de uva e violeta , rosa bebê , vinho e lilás.

Créditos: Revista daHora – Apostila de maquiagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário