segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ação medicinal do alecrim

É a planta da alegria. Faz bem ao coração, estimulando todo o organismo.Também é símbolo de constância e confiança. O sábio povo da Grécia antiga costumava usar um raminho de alecrim atrás da orelha para melhorar a memória. 

Sua origem está nas antigas praias do Mediterrâneo que exalavam seu aroma, pois o alecrim nascia de forma espontânea em toda a orla marítima.Tanto que os romanos o batizaram de rosa do mar (ros marinus). 
No Brasil, o alecrim ou rosmarinho chegou pelas mãos dos viajantes portugueses no século 17.

O alecrim pode estar presente em quase todos os pratos da culinária ou na forma de chás para banhos, compressas ou simplesmente para tomar. Tonifica o coração e o estômago, combate gases, problemas renais, dores de cabeça, males do fígado e dos intestinos. É bom para tosse, asma, coqueluche, gripe, febres e contusões. Em banhos, alivia o reumatismo e rejuvenesce. Seu poder de cura também se estende aos quadros de depressão. Dizem que tomar 2 a 4 xícaras de chá de alecrim todos os dias, tira a exaustão mental e levanta o ânimo.

Banho de alecrim – ferver três xícaras de folhas em um litro de água por 5 minutos.Tampar, deixar descansar por mais três minutos e misturar na água da banheira. Em lugar das folhas, pode-se utilizar sete gotinhas de óleo essencial.
Contra dores reumáticas – misturar uma colher de café de óleo essencial em uma xícara de chá de azeite de oliva. Massagear a região dolorida.
Para melhorar a digestão – uma colher de chá de folhas em uma xícara de água mineral ou filtrada. Coloque ao fogo e quando for levantar fervura, apague e abafe a panela por três minutos. Coe e tome uma xícara a cada refeição.

Patê de abacate
Bata no liquidificador um abacate com um pouco de água e shoyu. Adicione limão, pimentão picado e alecrim. Passe com todo prazer em torradas, pãezinhos ou sirva com saladas de verduras diversas e picadas.


Créditos: Cynthia de Oliveira Frank- Revista vegetarianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário