segunda-feira, 6 de junho de 2016

Faça em casa: leite e farinha de coco

A vantagem desse alimento é que ele contém uma grande quantidade de TCM, os chamados triglicerídeos de cadeia média, que uma vez ingeridos, acabam forçando o organismo a utilizar o depósito de gordura já acumulado. O resultado é aquele empurrãozinho que faltava para quem está precisando fazer as pazes com a balança. Também contém altas doses de fibras. São 2,5g de fibra para cada 10g de farinha, o equivalente a uma colher de (sopa). Graças a esses teor de fibras, auxilia na redução de peso e medidas e também no controle da glicemia e na redução do LDL, que é colesterol ruim.
Como é levemente úmida, deixa as preparações menos pesadas e mais macias. Tê-la sempre a mão, para polvilhar assadeiras na hora de preparar um prato que precisa ir ao forno. Isso contribui para dar uma leve crocância à receita.
Vale a pena apostar nela para regular o intestino. Nesse caso a recomendação é, pela manhã, ingerir uma colher de (sopa) associada a uma fruta, suco ou lácteo.
Caso a meta seja controlar a glicemia ou afinar a cintura, a dica é consumir o alimento antes do almoço ou do jantar, de preferência, nos lanches entre essas refeições. É possível, perder cerca de 2kg em um mês, desde, é claro, que a farinha de coco seja incluída em uma dieta equilibrada.
Por ser isenta de glúten, é uma opção para pessoas intolerantes ao glúten ou portadores de doenças celíacas. Graças a seus benefícios, como regulação intestinal, promoção da saciedade, limpeza de toxinas, controle da glicemia e do colesterol ruim, ela tem um impacto positivo no sistema imunológico. Por conta desses benefícios e por reforçar as defesas do corpo, ela também pode ser uma excelente alternativa para enriquecer a alimentação de crianças e idosos.
leite de coco é uma ótima alternativa para quem tem intolerância à lactose, além de ser muito saboroso. Segundo a consultora de estilo de vida e saúde, Juliana Romantini, ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

Além disso, o ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo. Tem propriedades laxantes ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.

Imagem: AmoKitchenaid

Faça em casa
1 coco marrom em pedaços
5 copos de água

Passo a Passo: com um pano de louça pegue o coco e com a ajuda de uma faca, retire a polpa da casca. Finque entre a carne e a casca e se soltará facilmente. Pique o coco. Em uma panela leve para o fogo com a água, quando começar a ferver desligue. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador por 3 minutos depois coe.
Dura de 3 a 5 dias na geladeira e 90 dias congelado.
Pegue uma jarra e um pano de prato ou toalha bem fininha e comece o processo. Você vai usar o pano como filtro para derramar o líquido coado na jarra, com cuidado porque estará quente. No processo, o leite de coco já vai saindo pronto.
Coloque a polpa que sobrou no pano em uma frigideira com fogo médio para secar. Ela vai mudando de textura, ficando mais fina e seca. Quando estiver bem douradinha, está pronta!
Armazene em um recipiente fechado. Dura 7 dias na geladeira e 60 dias congelado.

Créditos: Revista Dieta Já / Guia da semana / Bambamel Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário