segunda-feira, 4 de julho de 2016

12 sinais de que algo está errado com a sua tiroide

Apesar de ser uma glândula pequena, localizada em nossa garganta, a tiroide ou tireoide, é responsável pela produção do hormônio da tiroide (TSH), que regula o metabolismo, a temperatura corporal e a pulsação. Esta glândula pode entrar em desequilíbrio, produzindo o hormônio em demasia (hipertireoidisno) ou em menor quantidade do que o necessário (hipotireoidismo). O Huffington Post listou os 12 sinais de que algo está mal com a sua tireoide. Fique atento e consulte um médico, se houver necessidade.

Sente-se triste ou deprimido: o hipotireoidismo pode alterar completamente o seu humor, fazendo com que se sinta triste e deprimido, sem motivo aparente.

Obstipação: o mau funcionamento da tiroide desacelera a digestão, podendo provocar prisão de ventre. De acordo com o especialista Dr. Robin Miller, este é um dos 3 sintomas mais comuns de hipotireoidismo.

Sono constante: quando for insuportável ter de se levantar da cama pela manhã e ter sono constante. Pode ser hipotireoidismo.

Perda de cabelo e pele seca: tem a pele muita seca e dá-lhe comichão? O seu cabelo e unhas estão fracos? Esses podem ser sinais de hipotireoidismo.

Perda de peso repentina: apesar de a perda de peso ser ocasionada por diversos fatores, também pode ser um sinal de hipotireoidismo.

Falta de libido: o hipotireoidismo pode resultar em diminuição da libido.

Dores e rigidez musculares: se sem motivo aparente você sentir os músculos presos e dores nos braços, mãos, pernas ou pés, a sua tiroide pode ser a culpada. Podem ser sinais de hipotireoidismo.

Batimento cardíaco irregular: parece que o seu coração “solta” um ou dois batimentos? Podem ser palpitações provocadas pelo excesso de hormônios da tiroide: sinais de hipertireoidismo.

Cérebro confuso: com a idade avançada, é normal sentir-se mais confuso, mas se de repente ficou mais confuso e sente mais dificuldades em concentrar-se, pode ser um sinal de hipotireoidismo.

Hipertensão: se sofre de hipertensão e nada parece resolver o problema sem medicação – com dieta saudável aliada à atividade física  pode ter a tiroide sob ativa, que pode provocar altos níveis de “mau” colesterol, podendo aumentar o coração e ocasionar insuficiência cardíaca.

Excesso de apetite ou alteração do paladar: o hipotireoidismo pode trazer à comida um sabor diferente do que estava habituado. No entanto, se não consegue parar de comer, pode sofrer de hipertireoidismo.

Desconforto na garganta ou no pescoço: se tiver dores na região do pescoço ou da garganta, onde se localiza a tiroide, ou se a voz se alterar, a tiroide pode estar com problemas. Olhe-se no espelho e tente perceber se essa região está inchada. Se estiver, consulte um médico.


Créditos: Dra. Fabiana Siqueira de Camargo Barros. CRF-SP nº 19.272 

Nenhum comentário:

Postar um comentário