segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Alimentação viva - como germinar sementes no ar

O ideal é germinar 1 xícara de sementes por pessoa. O planejamento da germinação orienta o cardápio do dia seguinte, pois este processo demora, em média 24 horas, dependendo do clima e da temperatura. Quanto mais frio, mais tempo leva. 

Passo 1 - pela manhã, coloque as sementes dentro de um vidro. Tampe a boca do vidro com filó e elástico. Lave-as bem, pelo menos 5 vezes...
Encha o vidro com água e deixe as sementes de molho, por 8 horas. 

Passo 2 - ao anoitecer, passado o período do molho, escorra a água e lave as sementes novamente, pelo menos 5 vezes. Coloque o vidro de cabeça para baixo no ângulo de 90º em um escorredor de pratos, por mais 8 horas (está na hora de respirar e escorrer o excesso de água que ficou no fundo do vidro). 

Passo 3 - na manhã seguinte, lave as semente e deixe-as durante mais algumas horas no escorredor de pratos... Veja se as sementes estão germinadas e, principalmente, se estão saudáveis e com um cheiro agradável. O ponto ideal é quando a semente coloca para fora um narizinho chamado radícula. Lave bem antes de consumir! 

Sugestões de sementes para germinação no ar: trigo em grão, centeio em grão, gergelim, amendoim cru, grão de bico, lentilha, girassol, alpiste, senha, feijão azuki (atenção: as demais variedades de feijão são tóxicas). Observe sempre o resultado de sua germinação. 

O melhor lugar para germinar é bem longe do forno micro-ondas e da geladeira. É importante que seja um lugar à sombra, coberto, arejado e com claridade. Não precisa ser um espaço muito grande para receber um vidro de sementes e um escorredor de louças. Que tal a pia da cozinha? 

A prática da alimentação viva nos orienta a germinar sementes diariamente. Não produzimos para colocar na geladeira, nem para comer amanhã. Nossa escolha é o presente, germinamos sementes suficientes para saciar a nossa fome. O gesto de produzir um alimento de cultivo biológico e orgânico dentro da própria casa é revolucionário, a ponto de considerar que as sementes são portadoras da mensagem que nos reconecta a um antigo referencial da humanidade, perdido há mais de 10.000 anos.

Créditos: Aline Chaves, educadora ambiental, pesquisadora do estilo de vida ecológico com a Alimentação Viva e coordenadora dos Programas de Estágio e Imersão Agroecológica da Reserva Bom Retiro. Aldeia Velha-RJ.

Um comentário:

  1. Acho que este vai ser duro de fazer...rsrs. Não sou muito boa com plantas. bjo amiga

    ResponderExcluir