quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como envelhecer sem ficar doente - Dr. Lair Ribeiro

Imagem: Reprodução
A ciência que mais se desenvolve é a nutrição. Ninguém é refém da sua hereditariedade.
Pré-disposições podem não se desenvolver. Exemplo: se você ingere repolho, couve-flor, nabo, couve de bruxelas, brócolis, contém substâncias que previnem o aparecimento do câncer de mama.

Tudo depende do ambiente para que o gene se manifeste ou não. Hipócrates dizia: “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento”.

O melhor é consumir carboidrato com proteína porque assim o alimento levará mais tempo para se dissolver e não haverá picos de insulina.
Também é importante ter em mente que: devemos tomar café como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos.
Uma experiência relatou que dois grupos consumiram três mil calorias diárias.
O grupo que consumiu mais calorias à noite engordou, enquanto que o grupo que consumiu a maior parte das calorias pela manhã emagreceu.
Quando você dorme com a barriga cheia, envelhece mais rapidamente.
Isso acontece porque a glicose bloqueia o hormônio do crescimento, que é o mesmo hormônio que mantém a juventude. Então, você terá mais facilidade para engordar e mais rápido será seu envelhecimento.

Banha de porco ou óleo de canola? Antigamente as pessoas cozinhavam com banha de porco, que é muito mais saudável do que o óleo vegetal comprado no supermercado.
Mil vezes a banha de porco usada por nossa avó do que o óleo de canola.
Muitos adoecem devido ao consumo desse óleo. A pessoa que consome esse óleo pensando que ele é bom porque é mais caro, durante dez a quinze anos, pode apresentar lesão cardíaca.

O ser humano foi feito para dormir no escuro absoluto. Se a pessoa dorme com alguma luzinha acessa, a melatonina, hormônio da juventude, que evita o câncer e é anti-oxidante e regula seu sono, fica bloqueada.
Nenhuma luz deve estar acessa no quarto, nem mesmo a do DVD. Não se deve deixar nenhuma luz acessa, nem para ir ao banheiro. Quando a criança dorme no escuro, o seu sistema imunológico melhora.
Dormindo no escuro, a tendência é emagrecer. Quando dormimos com a luz acessa, o cérebro interpreta como se o dia estivesse nascendo, provocando envelhecimento precoce e aumento de peso. 

Em 1890, nos Estados Unidos, apenas três por cento da população era gorda. Hoje, 66% da população têm excesso de peso. Em 1890 todos dormiam no escuro. Antes os homens obedeciam os sinais da natureza.

De acordo com Organização Mundial da Saúde diz que as pessoas devem dar, no mínimo, dez mil passos por dia. Existe um aparelho que custa 35 reais “pedômetro”.
Esse aparelho é colocado na cintura quando a pessoa acorda.
No final do dia, pode-se ver quantos passos foram dados. Menos que dez mil passos indicam sedentarismo. O organismo precisa gastar energia, estimulando as células e os músculos.

Para os diabéticos o melhor tratamento, o primeiro de todos, deve ser a atividade física.
O diabético deve comer menos por refeição e fazer seis refeições por dia para não ter picos de açúcar.

Para saber quanto uma pessoa vai viver, segundo Lair Ribeiro, ela deve medir sua insulina em jejum verificando se está próximo de 90. 
A boa notícia é que não importa a idade em que uma pessoa começa a se tratar. Quem cura o corpo não é o médico, mas o próprio corpo. E nunca é tarde.
Refrigerantes igual a veneno.
Refrigerantes equivalem à cerveja.
Uma lata de cerveja provoca uma lesão de 92% no corpo.
Uma lata de refrigerante provoca 90% de lesão no corpo. Refrigerantes devem ser abolidos da nossa vida para sempre. Os refrigerantes sem calorias são ainda mais venenosos.


As mulheres demoram mais para envelhecer se comparadas aos homens.
Uma mulher com 60 anos preserva a força física, de quando tinha 20 anos, em 90 a 95%.

Já os homens preservam apenas de 60 a 65% da força física que tinham nessa idade.
As mulheres vivem de 8 a 9 anos mais do que os homens. As mulheres enxergam e ouvem mais que os homens. Dez por cento dos homens são daltônicos.
Os homens não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. As mulheres têm mais conexões com partes do cérebro e maior capacidade de comunicação.

O alimento mais perfeito do mundo é o leite materno.
O segundo alimento mais perfeito do mundo é o ovo.
Tudo o que a vida precisa está no ovo.
Há 13 anos o Dr. Lair Ribeiro come de cinco a seis ovos por dia.
Toda a manhã, ele consome três ovos cozidos. Segundo ele, nunca houve uma pesquisa científica que provasse que o ovo aumenta o colesterol ruim.
O que aumenta o colesterol ruim é a forma de preparação do ovo. A luteína (parte amarela do ovo) é excelente para manter a visão.
Ele não usa óculos e tem 65 anos.


O azeite de oliva é outro excelente aliado para que se tenha uma boa saúde.
Ele tem que ter quatro importantes características: prensado a frio, extra virgem, vidro escuro (o vidro claro expõe o azeite à luz, oxidando-o) e nunca vir em lata (a lata libera metal pesado).
Deve-se tomar entre duas a três colheres de azeite por dia para viver mais e melhor.

Outro aliado importante, usado na dieta mediterrânea, é o vinho.
O vinho contém resveratrol. É uma substância que estimula os genes da longevidade. Quando ativados, a pessoa vive mais tempo.

A secretina, presente na cebola, também estimula esse gene.
Importantíssimo para ter uma vida mais longa e saudável. Quem faz uso do chá verde dificilmente vai ter câncer.

Outra dica, o sol.
O sol é um grande aliado da vida saudável. Ele nos dá a vitamina D3 que previne a osteosporose.
Nossos antepassados tomavam sol e tinham mais saúde.
Devemos tomar sol todos os dias, não exageradamente, é claro. Quando não havia antibióticos as pessoas se curavam da tuberculose, da sífilis, da psoríase com sol.
Dr.Lair termina a sua palestra afirmando:
Evite o mal, faça o bem, viva sua vida extraordinariamente!
Créditos: Guilherme Henzel

2 comentários:

  1. Minha querida amiga, sempre com dicas excelentes. Obrigada por nos trazer informações fundamentais para uma vida saudável.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir