sexta-feira, 16 de junho de 2017

Cheesecake de banana

Tem preparo simples, não vai nem ao forno! Sabor marcante faz desta uma sobremesa sofisticada. (porção para 4 pessoas)

Para a farofa
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de bolacha de aveia e mel esfarelada

Para o creme
240 g de cream cheese
3 bananas maduras amassadas
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite condensado
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
1 banana fatiada
Chantili para servir

Para a farofa
Em uma tigela ou processador, misture a manteiga e a bolacha esfarelada. Reserve.

Para o creme
Em uma batedeira, misture o cream cheese com a banana até formar um creme homogêneo. Com a batedeira em baixa velocidade, acrescente o leite de coco e o leite condensado. Adicione o extrato de baunilha e bata até que ele se misture completamente. Reserve.

Montagem
Pegue quatro recipientes pequenos (podem ser copos) para montar o cheesecake. Coloque a mistura de bolacha no fundo do recipiente e pressione suavemente com o fundo de uma colher. Coloque o creme em cima da bolacha esfarelada e deixe na geladeira por, no mínimo, 4 horas.

Prática e sofisticada
Essa sobremesa é perfeita para quem não tem muita intimidade com o fogão, mas gosta de surpreender. Apesar de não ir ao forno, o cream cheese com a banana e o leite de coco dão um sabor complexo à sobremesa, que combina perfeitamente com a bolacha de aveia e mel. A textura também se complementa: o creme suave e a crocância da base deixam a experiência mais interessante.

Chantili: crie sua receita!
Fazer o chantili em casa, além de rápido e fácil, é mais saudável, já que não tem os aditivos químicos ou conservantes das versões industrializadas. Não tem segredo: é só bater o creme de leite fresco na batedeira até ele adquirir a consistência de creme. Você pode acrescentar algumas gotas de extrato de baunilha ou raspas de limão ou de laranja, de acordo com sua receita. Para decorar, tenha à mão um bico de pitanga, que vai dar um acabamento perfeito a sua receita.


Créditos: Gastronomia Angeloni - Vegetais

Um comentário: