quinta-feira, 27 de julho de 2017

Poderosos antioxidantes

Como o próprio nome diz, antioxidantes são substâncias capazes de agir contra os danos normais causados pelos efeitos do processo fisiológico de oxidação no tecido. Nutrientes (vitaminas e minerais) e enzimas (proteínas no corpo que ajudam as reações químicas) são antioxidantes. 

Acredita-se que os antioxidantes ajudam na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, doenças cardíacas, derrame, Mal de Alzheimer, artrite reumatoide e catarata.  A seguir, veja alguns exemplos de poderosos antioxidantes:

Cacau - extra amargo: 75 a 85% de cacau.
Sua poderosa ação antioxidante ao organismo neutraliza os efeitos de danos celulares causados pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade). 

Eleva os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando aquela sensação de bem estar. Contém substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no sistema nervoso central, mais precisamente nos receptores que estimulam a vontade de comer doce; e dessa maneira conseguimos controlar o desejo por açúcar mais facilmente. 

Estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, devido à presença das aminas biogênicas, melhorando o humor e os quadros de depressão.

Castanha-do-pará
Também conhecida como Castanha-do-Brasil e castanhada-Amazônia, é rica em proteínas e calorias. Tem minerais como fósforo, potássio e vitamina B, além de ferro, selênio e zinco.

O que a castanha-do-pará oferece de substancial ao organismo humano é o alto teor de proteínas, lipídios, e vitaminas de grande valor nutritivo. 

Apenas três amêndoas podem constituir uma refeição, face à quantidade e à qualidade dos ácidos aminados que possui. Por isso, é comumente chamada de “carne vegetal”.

Mirtilo
Rica em fibras (pectina), antioxidante (bio-flavonóides), sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio), pectina, tanino. 

Estimula a circulação sanguínea, reduz a taxa de açúcar no sangue, melhora a visão noturna e previne a vista cansada, combate os radicais livres e o mau colesterol (LDL), atua na memória e tratamento de inflamação da boca e laringe . 

Protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer.

Amora-preta
A amora-preta “in natura” é altamente nutritiva, contendo 85% de água, 10% de carboidratos, elevado conteúdo de minerais, de vitaminas do complexo B, vitamina A e cálcio, alguns constituintes químicos como o ácido elágico, compostos fenólicos e pigmentos naturais. 

Sua coloração está relacionada com o alto teor de pigmentos antioxidantes, como antocianinas, carotenoides, compostos fenólicos e tocoferóis, que contribuem para a prevenção de diversos tipos de doenças. 

Estes antioxidantes naturais estão associados à reversão de danos celulares causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir algumas doenças como câncer, doenças cardíacas e derrames.

Romã
Apesar de colhida o ano todo, é no mês de dezembro que a romã entra na sua safra, período perfeito para desfrutar de suas propriedades. 

Aliás, quando se fala de seus benefícios, o que chama atenção é a sua altíssima quantidade de antioxidantes, que supera o vinho e o chá verde. De acordo com a nutricionista Thais Farhat Siqueira, a romã também é rica em cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio e sódio, além de vitamina A, B6, C e E, fítonutrientes, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra doenças cardíacas, diabetes, artrite, reumatóide e câncer.

Pesquisa:
Neela Kalvala Macedo Nutricionista - Prefeitura Municipal de Paraibuna Diretoria de Educação
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Revista dos vegetarianos (características da romã), pág.29

Nenhum comentário:

Postar um comentário