sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Faxina ecológica

Imagem: Freepik
Chegar em casa e sentir cheirinho de faxina feita é uma delícia. Mas por trás dessa sensação agradável podem se esconder problemas. Muitos produtos de limpeza empregam substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, como cloro e fosfato. 

O cloro é um dos piores, pois se acumula nos organismos de toda a cadeia alimentar – quando esta é contaminada por esgoto contendo essa substância.

Além de destruir diversas formas de vida marinha, pode intoxicar os seres humanos que ingerem peixes e outros frutos do mar. 

Já o fosfato – que é proibido em diversos países, mas por aqui ainda é encontrado em detergentes sintéticos e produtos corporais –, quando se dilui na água e chega aos mares, rios e lagos, estimula a proliferação de algas, que são grandes consumidoras de oxigênio. Isso prejudica a vida de plantas e animais, que precisam competir para respirar.

Para a saúde ambos são um problema, a começar pelas alergias que provocam. “Um terço dos produtos de limpeza possui elementos químicos que, além de poderem provocar irritação nos olhos e na pele, chegam a ser relacionados a casos de câncer e de disfunções reprodutivas”, alerta Adriana Charoux, pesquisadora do Idec, que testou e aprovou algumas das receitas caseiras sugeridas nesta matéria.

Não bastasse isso, os produtos de limpeza chegam a ser até 300% mais caros que os preparados em casa de maneira ecológica. 

A variação muda de acordo com o produto, mas o caseiro sempre sairá mais barato, além de responder à necessidade urgente de mudança nos padrões de produção e consumo. Você já calculou quanto gasta por mês para limpar a casa, quando é possível deixá-la limpa e cheirosa usando basicamente água, vinagre ou limão e bicarbonato de sódio?

Um dos motivos para o alto preço dos produtos de limpeza é o custo da embalagem. “Com os caseiros, além de economizar dinheiro, também diminuímos a quantidade de lixo”, explica o ambientalista canadense Denis Beauchamp, autor do livro A casa limpa da faxineira ecológica

O custo ambiental, claro, está presente mais uma vez: o plástico é derivado de petróleo e demora mais de cem anos para se degradar.

Confira as dicas a seguir e deixe sua casa brilhando de sustentabilidade!

Atenção: as xícaras são sempre de chá, e as colheres, de sopa.

Para lavar roupa
Para obter um amaciante caseiro, misture 1 sabonete de glicerina ralado com 2 xícaras de água e deixe ferver até dissolver. Acrescente mais 6 xícaras de água, 2 colheres de glicerina líquida e 1 colher de leite de rosas. Misture bem e engarrafe. Use aos pouquinhos em suas roupas.

Para lavar louças
A solução ecológica para o detergente é simples: ferva, em fogo baixo, 2 xícaras de água e 1 xícara de sabão de coco ralado. Mexa até a total dissolução.
Tire do fogo, acrescente mais 6 xícaras de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio, suco de 2 limões e misture bem.

Para limpar madeira
Para retirar as manchas deixadas por copos em móveis, esfregue uma noz pecã sem casca, e para limpar molduras de madeira passe uma cebola cortada.

Para retirar o pó de pisos
Passe um pano umedecido com algumas gotas de óleo vegetal e 2 colheres de suco de limão. A solução deixa um cheiro agradável e dá brilho, especialmente na madeira.

Para desengordurar azulejos
Adicione 2 colheres de vinagre a um recipiente com 8 xícaras de água
morna. Molhe um pano na solução e esfregue.

Para mil e uma utilidades
Para produzir um limpador multiuso, misture 6 colheres de vinagre, 6 colheres de detergente caseiro e 10 gotas de óleo essencial em ¾ de xícara de água.
Coloque em uma garrafa plástica com vaporizador .

Para deixar o colchão cheiroso
Depois de alguns anos de uso ele pode continuar a lhe render boas noites de sono, mas certamente não terá mais aquele cheirinho de novo. Para amenizar o odor ou tirar o cheiro de urina, polvilhe a superfície do colchão com ¼ de xícara de bicarbonato de sódio ao qual foram misturadas 10 gotas de óleo essencial. Deixe agir durante três horas e passe o aspirador.

Para aromatizar o ambiente
1 ½ xícara de água quente misture, 1 colher de bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial com o seu aroma preferido. Coloque dentro de um vaporizador.

Para desinfetar o vaso sanitário
Junte ½ xícara de bicarbonato de sódio a ¼ de xícara de bórax (também conhecido por borato de sódio é um mineral muito usado na indústria, já que possui diversas utilidades), 1 xícara de detergente caseiro  e 10 gotas de óleo essencial (lavanda, eucalipto ou outro de sua preferência). Misture até formar uma pasta cremosa e homogênea (se necessário, acrescente mais detergente). Limpe o vaso com uma esponja ou escova.

Revista do Idec

Nenhum comentário:

Postar um comentário