sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Passo a passo para fazer sabonetes caseiros

Em tempos de instabilidade econômica, uma das boas soluções é fazer, você mesmo. Presenteie com sabonetes artesanais, diferenciais, super hidratantes e perfumados.

Sabonete de aveia, gergelim e calêndula
Tem efeito cicatrizante. É esfoliante, limpa e hidrata. Ideal para peles mistas.

Material
1 kg de glicerina incolor
25 ml de extrato de calêndula
20 ml de essência de calêndula
20 gr de semente de gergelim

Modo de fazer: derreta a glicerina e deixe esfriar por 5 minutos Misture o extrato e a essência. Misture bem, acrescente a glicerina e mexa novamente. Por último acrescente o gergelim.

Dica: verifique se o gergelim não está úmido. Guarde em lugar seco e protegido.

Sabonete de aveia com extrato de germe de trigo
É revitalizante. Nutre, regenera e dá elasticidade à pele. Previne ressecamento e rugas.

Material
1 kg de glicerina incolor ou branca
35 ml de extrato de aveia ou duas colheres (sobremesa rasa) de aveia em flocos
35 ml de extrato de germe de trigo
20 ml de essência de sua preferência
Corante é opcional

Modo de fazer: derreta a glicerina. Em seguida, coloque a aveia em flocos e mexa bem. Misture os extratos e a essência. Mexa bem para unir os componentes e acrescente à glicerina. Coloque na forma e deixe secar por 1 hora. Embale somente 2 horas depois.

Passo a passo

1: Pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) ou inox e coloque em banho maria para derreter.

Dica: nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não "queimar" a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados. 

Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. Inicie colocando em intervalos de 15 segundos varia conforme o aparelho. Derreta a glicerina por completo.

2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes , separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos,corantes, essências e fôrmas.

3: Deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.

4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício (estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.

Dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.

5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25ml para cada quilo de base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.

Dica: não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contém elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos. 

6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).

Dica: evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. 

O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.

7: Embale-os em filme de PVC.

Dica: no caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.

8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Dicas e Truques
Para facilitar a remoção do sabonete da fôrma e conservar

As formas de acetato duram por mais tempo, se você, antes de retirar da fôrma, colocá-los no freezer por uns 30 min, (forma pequena), os sabonetes se desenformarão com mais facilidade sem ter que ficar apertando e entortando as fôrmas, conservando-as por mais tempo.

Para utilizar sementes de linhaça e amêndoas doces cruas no sabonete você deve desidratar. Faça da seguinte forma: ligue o forno em fogo alto e deixe aquecendo por 10 minutos. 

Espalhe em uma assadeira as sementes e amêndoas , coloque a assadeira no forno e desligue, deixe-as até que o forno esfrie completamente. Feito isso, coloque-as no liquidificador e processe até que fiquem na granulagem que deseja, guarde em potes herméticos e conserve em local fresco.

Recebido por e-mail: Isabel Maria - Desconheço a autoria  das receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário