quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Saiba como escolher o melhor tipo de iogurte

Do ponto de vista nutricional, o melhor iogurte é o natural, feito com leite e lactobacilos. Um alimento supersaudável, fonte de proteínas e cálcio e geralmente com baixo teor de gordura.

Um aliado para quem busca uma alimentação saudável, e é utilizado em lanches em muitas dietas. Ele é um velho conhecido que está presente na nossa alimentação, mas nem sempre sabemos seus reais benefícios e qual o melhor tipo na hora de comprar. 

Sua fórmula é basicamente composta por leite fermentado por bactérias, alguns contêm açúcar, frutas ou geleias. O clássico azedinho ganhou versões de todos os tipos: desnatado, light, sem lactose, grego, e de sabores diversos.

Cada brasileiro consome, em média, sete quilos de iogurte por ano. A estimativa já é o dobro do que se consumia há 15 anos devido em boa parte pela ascensão da classe média e também pela disseminação de informação sobre os benefícios do alimento.

Outros grandes benefícios é que os lactobacilos auxiliam a manter a flora intestinal saudável e regular, e o cálcio presente auxilia na osteoporose.

Para obter os benefícios, o iogurte deve ser incorporado à dieta, e não ser consumido somente de vez em quando. 

Conheça algumas diferenças entre os iogurtes e seus benefícios:

Para manter a dieta: quem tem o foco na dieta, precisa avaliar a quantidade de proteína. Normalmente são os iogurtes mais densos e que mantêm a saciedade por mais tempo, podendo substituir um lanche mais calórico por uma porção do alimento. O tipo grego é um exemplo que concentra bastante proteína, mas também maior teor de gordura. Opte  pelas versões light ou desnatadas.

Regular o intestino: o iogurte contém ação prebiótica e probiótica, o que mantém a flora
intestinal saudável. A dica é sempre acrescentar uma quantidade de fibras junto ao alimento, como aveia em flocos ou pedaços de frutas. Para regular a microbiótica (conjunto de microrganismos intestinais que decompõe a matéria orgânica e reciclam os nutrientes), é preciso atentar ao produto que não contenha tanto açúcar na composição, pois ele desequilibra a flora intestinal.

Na cozinha: pelo fato de não ter adição de açúcar nem sal, o iogurte natural é muito utilizado em receitas doces e salgadas. Pode ser consumido em molhos, patês, massas e bolos.

Mais cálcio combatendo a osteoporose: por conter boa quantidade de vitamina D e cálcio,
o iogurte é aliado à doenças de ossos, como a osteoporose. Adultos devem consumir três porções de lácteos por dia para obter resultados. As versões enriquecidas com cálcio também são ótimas opções.

Intolerâncias e alergias: em geral a quantidade de lactose do iogurte é menor do que no leite integral. Pelo fato de ser cumulativo, no caso de intolerância, uma pequena quantidade pode não fazer grandes estragos, mas a boa notícia são os produtos livres de lactose, que também contêm quantidades de cálcio e proteína.

Opção de sobremesa: a alternativa natural com adição de mel, frutas, canela ou cacau, é
uma ótima opção para substituir por uma sobremesa. As versões chocolate, flan ou pudins são consideradas sobremesas, não iogurtes, portanto, consuma com moderação.

Iogurte ou bebida láctea?
Ainda é comum nos confundirmos com a classificação do iogurte e da bebida láctea. Mas existem diferenças importantes entre estes dois produtos.  

Enquanto o iogurte é fermentado por bactérias específicas, as bebidas lácteas são feitas de soro de leite e fermentos lácteos, além de amido ou polpa de frutas. A bebida láctea tem menor quantidade de proteína e normalmente tem mais quantidade de açúcar.

Créditos: Jornal Florense

Nenhum comentário:

Postar um comentário