segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Green coffee (café verde) - contém maior poder antioxidante que o chá verde e o pomegranate (extrato seco da romã)

Nome científico: coffea robusta
Família: Rubiaceae
Parte utilizada: toda fruta
Princípio ativo: o grão do café de café verde possui como principais constituintes a cafeína, a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogênico, onde se destaca o ácido cafeoilquínico.

Green coffee  é uma espécie de café originária da África Ocidental. É cultivada principalmente em África e no Brasil onde é chamada por vezes de Conillon. 

É também cultivada no Sudeste asiático onde os colunistas franceses a introduziram em finais do séc. XIX. 

Nos últimos anos o Vietnam, que produz apenas robusta, ultrapassou o Brasil, a Índia e a Indonésia como o maior exportador do mundo. Aproximadamente um terço do café produzido no mundo é robusta.

Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer. 

O Coffea robusta possui aproximadamente 2% de cafeína. Sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica, ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrintestinal e de partes vasculares; estímulo do sistema nervoso central e diurese.

Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Green coffee podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso. 

Além disso, alguns compostos deste extrato (ácido feruloilquínico e o ácido neoclorogênico) aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

Existem investigações que demonstram que o ácido clorogênico, em especial o ácido cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subsequente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.

O ácido clorogênico, devido a sua atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, se atribui às suas propriedades antioxidantes existentes no café verde.

O ácido clorogênico influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão. 

Para quem segue uma dieta de controle de peso, pode ser uma ajuda importante. Já a cafeína presente no green coffee, inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção. 

Dosagem: como suplemento para emagrecer, os estudos científicos apontam um consumo de 100 a 200mg de extrato de green coffee por dia.

Contra-indicações: o green coffee está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperatividade.

Referências:
J Plant Physiol. 2004 Jul;161(7):879-81 Boron deficiency causes accumulation of chlorogenic acid and caffeoyl polyamine conjugates in tobacco leaves.CamachoCristobal JJ, Lunar L, Lafont F, Baumert A, Gonzalez-Fontes A.
Eur J Nutr. 2004 Apr 5;:1-7. Effect of domestic cooking on human bioavailability of naringenin, chlorogenic acid, lycopene and beta-carotene in cherry tomatoes. Bugianesi R, Salucci M, Leonardi C, Ferracane R, Catasta G, Azzini E, Maiani G.

Créditos: Gamma Comércio, Importação & Exportação

Nenhum comentário:

Postar um comentário