quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Chá verde

Original da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único que se popularizou no Japão, mas foi de maneira privilegiada, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcoólicas.

As folhas do chá verde vão para a secagem após a colheita, mas apenas passadas pelo calor, evitando, assim, a fermentação. 
Outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis. 

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário, as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Pesquisas
Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.

Doença de Parkinson é causada pela perda de neurônios produtores de dopamina, que controla os movimentos. Os antioxidantes do chá verde, ao reduzir a oxidação dos neurônios estariam contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.

As mesmas substâncias que parecem prevenir o câncer no chá verde, evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência chamada de doença de Alzheimer. Experimentos mostraram redução de 54% no acúmulo das placas no cérebro de roedores. 

Este efeito ocorre, pois compostos presentes no chá verde inibem a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios.

O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. 

Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
O American Journal of Clinical Nutrition, dos EUA, publicou um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.


Pesquisadores acreditam, ainda, que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. Antes restrito às lojas de produtos naturais, o chá verde já é facilmente encontrado nos supermercados.

O consumo em excesso e o chá muito concentrado podem levar a gastrite, devido à cafeína. Nada em exagero traz benefício. O ideal é consumir a bebida em pequenas doses de 50 ml (copinho de café) ao longo dia.


Informações obtidas através de fornecedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário