terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coração saudável

Tome leite
Estudos tem demonstrado que o consumo regular de pelo menos 4 porções diárias de laticínios com pouca gordura ajudam a baixar a pressão arteriana, ajudando a reduzir os riscos de ataques cardíacos e derrames. 

Além disso outras proteínas do leite, vitamina D, cálcio e magnésio podem trazer benefícios para a saúde do coração. Mas lembre-se que o leite consumido deve ser o desnatado, ou pelo menos semi-desnatado ou light, que tem menos gordura que o leite integral.
Faça exercícios físicos leves
Alguns exercícios físicos leves como o Tai Chi (uma arte marcial chinesa que inclui sequências de movimentos lentos e relaxantes) podem ser uma boa opção para baixar a pressão arterial, que causa doenças do coração.
Coma peixe
Sem dúvida nenhuma o consumo de peixes, ricos em ômega 3, ajuda em muito a prevenir doenças coronarianas. Isso se deve ao fato de que o consumo regular de peixe faz com que seu ritmo cardíaco diminua, principalmente quando estiver em repouso, já que um ritmo acelerado das batidas do coração quando em repouso pode causar morte súbita.
Consuma suco de romã
Estudos recentes tem demonstrado que o suco de romã pode ajudar a reduzir o endurecimento das artérias, diminuindo o colesterol e prevenindo problemas do coração. Estudos demonstraram que o consumo diário do suco de romã impediu o espessamento das artérias e retardou a oxidação do colesterol pela metade.
Abuse da soja
Todos os derivados da soja como tofu, leite de soja e proteína da soja possuem grande quantidade de gorduras poliinsaturadas, fibras, vitaminas e minerais e são pobres em gorduras saturadas, dentre eles, em especial, o molho de soja, também conhecido como shoyu, contém 10 vezes mais antioxidantes do que o vinho, e por isso seu consumo regular em saladas, molhos e sopas ajuda a combater as substâncias prejudiciais para o coração. Porém esses molhos normalmente possuem muita quantidade de sal, que eleva a pressão, por isso escolha os que contenham menor quantidade desse mineral.
Ria muito
Ainda não se sabe ao certo o porquê, mas pessoas que dão mais risadas e são mais bem humoradas tem menos chances de ter problemas no coração. Estudos dizem que o estresse mental está associado com o comprometimento do endotélio, a barreira protetora de nossos vasos sanguíneos. 

Isso pode causar uma série de reações inflamatórias que levam ao acúmulo de gordura e colesterol nas artérias e ao ataque cardíaco. Também foi observado que pessoas que assistiram a filmes de comédia tiveram um melhor fluxo do sangue em comparação àqueles que assistiram dramas.
Durma bem
Pessoas que dormem menos de 5 horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que as que dormem 8 horas. Estudos demonstraram que a privação do sono resultam em constrição dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial. 

Além de também afetar a regulação de açúcar no sangue, com a privação do sono seu corpo exige maior quantidade de insulina para manter o nível de açúcar em um nível aceitável, e níveis elevados de insulina e a não regulação dos níveis de açúcar no sangue são os principais contribuintes para o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.
Respire fundo
Estudos dizem que é possível baixar a pressão arterial se fizer uma respiração mais lenta e profunda, com cerca de 10 respirações por minuto (ao invés do número de 16 a 19 respirações normais) por 15 minutos por dia durante 2 meses.
Prefira os ritmos lentos
Um estudo relatou que ao escutar ritmos musicais lentos ou músicas calmas para meditação, ajudam a levar a frequência cardíaca a níveis saudáveis, enquanto que músicas rápidas aceleram a respiração e a circulação. Ouvir músicas que você gosta pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos em 26%, o que impede a formação de coágulos sanguíneos e a arterosclerose, já ouvir músicas que não gosta estreita os vasos em 6%.
Faça caminhadas
Fazer caminhadas é o melhor exercício físico para ajudar a prevenir problemas do coração. Ao contrário das corridas, que aceleram os batimentos cardíacos e podem causar um ataque cardíaco, as caminhadas são mais suaves e ajudam a reforçar o coração, assim como outros músculos e reduzir o colesterol. Bastam 30 minutos de caminhada leve por dia para reduzir pela metade o risco de ataques cardíacos.

Vale lembrar ainda que uma alimentação saudável, com menos açúcares e gorduras, e também o consumo de alimentos funcionais ajudam a prevenir não só doenças cardíacas, mas também câncer, hipertensão diabetes e osteoporose.


Créditos: Alimentação Saudável - Recebido por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário