quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Acidez estomacal

É o excesso de sucos digestivos no estomago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no esôfago.

Manifesta-se como sensação de acidez e dor no estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar (azia).

Quando isto é frequente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatoide  dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas ácidas.

Evitar: nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refresco, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas.

Tratamento:
Não comer demasiadamente e mastigar a refeição lentamente, comenta o Dr. Samuel Klein, da Universidade do Texas.

A alfafa em forma de suco, ou em tabletes, pode ajudar devido a seu poder altamente alcalino.

O gengibre também é um elemento de grande ajuda para absorver a acidez estomacal. Inclua em suas refeições alimentos alcalinos como a tâmara, o milho tostado, mamão papaia e a maçã cozida.

Não se deite depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta.

Se for para se recostar, mantenha a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de duas horas e meia após as refeições.

Eliminar os produtos que produzem acidez: bebidas com cafeína, como café, o chá preto, os refrescos de cola. 

Além desses, o ”chilli”, a pimenta, cacau, os empadões de farinha, as carnes vermelhas e as massas. Assim como o cigarro, refrescos gasosos, já que estes expandem o estômago e abrem o esfíncter (válvula que conecta o estômago com o esôfago).
Eliminar os alimentos fritos e gordurosos.

Importante: antes de qualquer alimento, coma primeiro as frutas e os sucos 30 minutos antes das refeições, porque se fizer o contrário, os alimentos poderão não ser digeridos rapidamente e se fermentarão ocasionando problemas digestivos e de acidez. 

O descuido com a acidez pode ocasionar úlcera estomacal.
Elimine o estresse e o nervosismo de sua vida, já que esse é um dos principais causadores da acidez, da gastrite e da úlcera. Não esqueça de consultar o seu médico.

Créditos: livro “Saúde e Bem-Estar” (através de elementos naturais)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário